Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Banco Itaú declarado litigante de má fé

Banco Itaú sofre condenação por alienar carro irregular e litigar de má-fé

07/07/2010 18:04




A 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, por votação unânime, manteve sentença da Comarca de Blumenau, que havia condenado o Banco Itaú S/A ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 8,7 mil, em favor de Elmar Back.

Em março de 2008, o cliente pagou à instituição R$ 8 mil, devidos pela compra de um Renault/Clio RL, recuperado do primeiro dono por conta de inadimplência em contrato de financiamento com alienação fiduciária.

Após o pagamento, o banco prometeu a Elmar que, no prazo de 20 dias, o veículo seria liberado, o que possibilitaria a transferência do bem para o seu nome. Porém, antes da entrega, o carro foi apreendido pela polícia por causa de um registro de furto, o que impossibilitou a liberação.

O Banco Itaú arguiu sua ilegitimidade passiva, pois o responsável pela apreensão do veículo seria o delegado da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), que não apresentou uma justificativa para não liberar o bem.

“Infere-se dos autos que a instituição financeira ré promoveu a alienação de veículo sem a sua devida regularização administrativa perante o Detran ou demais autoridades, fato este que, por certo, inviabilizou a perfectibilização da avença”, anotou o relator da matéria, desembargador Marcus Túlio Sartorato.

Por fim, o magistrado concluiu que o banco deve restituir ao autor todos os valores recebidos, e o condenou ao pagamento de multa por litigância de má-fé em 1% sobre o valor da causa. (Ap. Cív. n. 2010.033617-1)

Fonte: Portal do TJ/SC


Nenhum comentário: