Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 3 de julho de 2010

CRISTOTECA?

Cristoteca movimenta juventude

Foto da matéria

Clique para Ampliar

No ano passado, o evento reuniu centenas de jovens em Palhano. A ideia, este ano, é repetir o sucesso

DIVULGAÇÃO

3/7/2010

Festa religiosa convida os jovens a participarem da Igreja por meio de música e dança no Vale do Jaguaribe

Fortaleza. A "Cristoteca" é uma festa que já faz parte do calendário de vários grupos religiosos espalhados pelo País. O evento é uma espécie de "balada cristã", onde os jovens se divertem e aprendem sobre a vivência com Deus. Uma dessas festas será realizada no próximo dia 10, a partir das 20h, no Clube Salitrão, na cidade de Palhano (pouco mais de 150 km de Fortaleza), localizada no Vale do Jaguaribe.

Segundo um dos coordenadores do evento e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palhano, Valmir Gomes, a Cristoteca foi uma forma encontrada pela Igreja para atrair o jovem por meio do que ele gosta. "O jovem é criativo, gosta da arte e da diversão. A Igreja tem trabalhado com essas novas formas de evangelização, a Cristoteca é um exemplo disso. O jovem percebe que ele continua sendo jovem, que pode namorar e se divertir de uma forma saudável, sem perder seu estilo", diz.


A festa espera reunir um público de mais de duas mil pessoas, contando com a presença de caravanas de outras cidades do Vale do Jaguaribe. A festa é animada ao som de músicas eletrônicas que falam sobre Deus e de bebidas energéticas sem álcool, os chamados "Cristo Drink´s", que, de acordo com Valmir, "animam os jovens da mesma forma".


A Cristoteca de Palhano tem início às 20h com uma missa presidida pelo padre William Rebouças. Irão se apresentar durante a festa os grupos musicais do Ministério de Música Missionário Shalom (de Fortaleza); Ministério de Música Emanuel (de Russas) e Banda Malucos por Jesus (de Itaiçaba), da Renovação Carismática Católica.

Um dos grandes momentos da noite será o testemunho do missionário Mário Tramontina Júnior, membro consagrado da Missão Ide (Comunidade Católica de São José dos Campos, São Paulo) e apresentador da TV Século 21. Autor do livro Resgatado do Inferno, em que o missionário conta a experiência que teve com as drogas e como se deu a sua recuperação, Mário espera repassar para os jovens um pouco do que viveu e de como é a sua vida hoje. "Há 13 anos tenho testemunhado essa passagem da minha vida e outros temas diversos, sempre anunciando a palavra de Deus", declara ele.

Esta será a segunda edição da Cristoteca em Palhano. A primeira ocorreu em julho do ano passado em um dos bairros mais pobres da cidade, conhecido pela exploração sexual e pelo consumo de drogas. Segundo Valmir, a expectativa de público da última festa foi superada, cerca de 1.500 pessoas compareceram ao evento. "A escolha do local foi estratégica, como aqueles jovens não iam ao encontro da Igreja, nós fomos até eles", afirma o coordenador.

A professora Euritenes do Nascimento é mãe de Nayana Nara, de 22 anos, e de Bruno Rubens, de 16 anos. Os dois filhos da professora participaram da primeira Cristoteca em Palhano, e, segundo ela, a Cristoteca mostra uma forma diferente de diversão. "Achei muito interessante a ideia de os meus filhos se divertirem numa festa sem álcool, sem bebidas", diz.

John Kennedy, de 16 anos, foi um dos adolescentes que participou do último evento. Para ele, a experiência é bastante válida. "Vi que na Cristoteca eu poderia dançar, divertir, sem precisar de drogas, de bebidas. É uma experiência diferente dos ´dances´ que acontecem aqui em Palhano". O evento é organizada pelo Grupo de Oração Jesus, Maria e José da Renovação Carismática Católica com o apoio da Prefeitura de Palhano.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: