Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Considerada constitucional lei que criou serviço de pronto-socorro em shoppings de Pelotas



Por decisão unânime dos Desembargadores do Órgão Especial do TJRS, foi julgada, nesta segunda-feira (16/04), a  improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade(ADIN) contra a Lei Municipal nº 5.812/2011, de Pelotas.
A normativa determina a criação do serviço de pronto-socorro médico nos estabelecimentos comerciais, tipo shopping center,  com mais de 100 lojas
A proposta da Ação Direta de Inconstitucionalidade(ADIN) foi do Prefeito, que alegou afronta ao princípio da independência e harmonia dos Poderes. Para o Executivo, a norma criada pelo Legislativo interfere na organização e funcionamento da administração pública e no planejamento e execução dos serviços públicos municipais.
Julgamento
O relator do processo no Órgão Especial do TJRS foi o Desembargador Arno Werlang, que considerou o pedido do prefeito de Pelotas improcedente.
Para o magistrado, que acompanhou o entendimento do Ministério Público, não há, de modo explícito, a imposição de obrigação de fiscalização do serviço médico-ambulatorial nos centros comerciais pelo Município.
Não se pode extrair de sua redação (Lei Municipal), que o dever legal imposto esteja dirigido aos órgãos municipais. Mesmo que se considere que a imposição de sanções, após fiscalização quanto ao funcionamento do serviço proposto esteja afeta aos órgãos públicos oficiais, tal atribuição não invade direito de iniciativa do Executivo, pois está no âmbito das atribuições do Legislativo, afirmou o magistrado em sua decisão.
Por unanimidade, os demais Desembargadores do Órgão Especial acompanharam o voto do relator, mantendo a lei em vigor.
ADIN nº 70045237005


Fonte: Portal do TJ/RS

Nenhum comentário: