Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Importante cidade alemã elege um judeu como prefeito

 

A cidade alemã de Frankfurt elegeu o seu primeiro prefeito judeu desde 1933 e o segundo na sua história.


Nas eleições realizadas no domingo passado, Peter Feldmann, um economista de 53 anos de idade e cientista político, venceu com 57 por cento dos votos – o que surpreendeu até a ele mesmo, segundo relatos da imprensa. Este social-democrata sucederá Petra Roth da União Democrata Cristã de tendência conservadora.
Feldmann, que dirigia um lar para idosos, assume o leme de uma cidade com cerca de 650.000 habitantes e com a quarta maior população judaica da Alemanha.
O último prefeito judeu da cidade, foi também o seu primeiro: Ludwig Landmann, que foi prefeito por nove anos até 1933, até quando os nazistas chegaram ao poder. Na época naquela cidade vivia a segunda maior população judaica na Alemanha, com 30.000 pessoas. Atualmente tem cerca de 7.000 pessoas, conforme informado através do site da comunidade. A maioria durante os últimos 20 anos veio da antiga União Soviética. Feldman, que se identifica com o judaísmo liberal, é co-fundador e membro ativo do Grupo de Trabalho dos Judeus Social-Democratas, que existe há 5 anos.

 
 http://www.ruajudaica.com/

Nenhum comentário: