Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Acidente entre caminhão e ônibus deixa dois feridos graves na capital de SC

Acidente ocorreu por volta das 6h30 desta quinta-feira (12).
Colisão foi na Rua Frei Caneca, próximo à Beira-Mar Norte.

Do G1 SC
Acidente envolve caminhão e ônibus  (Foto: Naim Campos/RBS TV)
Acidente envolve caminhão e ônibus (Foto: Naim Campos/RBS TV)

Um caminhão e um ônibus da empresa Canasvieiras se envolveram em um acidente na manhã desta quinta-feira (12), em Florianópolis. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 6h30, o motorista do caminhão teria perdido o controle e batido no ônibus e em um Renault Sandero preto, na Rua Frei Caneca, próximo ao Hotel Majestic, na Avenida Beira-Mar Norte. Conforme os Bombeiros, pelo menos 10 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave.
Com a colisão, o passageiro do caminhão, filho do motorista, foi jogado para fora do veículo e  ficou com a mão presa embaixo de uma das rodas. As vítimas foram socorridas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Ugrência SAMU e encaminhadas ao Hospital Celso Ramos. O trânsito está parcialmente interrompido no local.

-=-=-=-=-

Aí me ocorre a lembrança de que a responsabilidade da concessionária de transporte coletivo é "objetiva", isto é, independe de culpa do seu preposto. Em outros termos, tem responsabilidade perante os usuários e, só depois de indenizá-los, pode ir à Justiça em busca de ressarcimento dos danos que indenizar.

Você leitor, acha justa tal situação?

O direito natural - independentemente da legislação vigente da interpretação que os Tribunais lhe dão - me faz pensar que não.
No caso concreto: o ônibus trafegava normalmente em via preferencial, quando foi abalroado pelo caminhão. Como se atribuir, sem ferir o senso comum de Justiça, responsabilidade ao preposto da empresa concessionária de transporte coletivo?

Por mais bem elaborada que seja a doutrina jurídica da responsabilidade objetiva,  repugna a consciência jurídica de qualquer um  a atribuição de responsabilidade à transportadora de passageiros.

Nenhum comentário: