Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bactéria do intestino do mosquito bloqueia transmissão da malária


Microrganismo transgénico revela-se letal para o parasita responsável




Por Ana Gerschenfeld


 
O ciclo de vida do parasita da malária passa pelo intestino dos mosquitos anófeles (Instituto de Higiene e Medicina Tropical)

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu que bastava manipular geneticamente uma bactéria intestinal comum do mosquito anófeles para que o parasita da malária, que se reproduz no mosquito, deixar de conseguir sobreviver no sistema digestivo desses insectos.





O principal parasita responsável pela malária, que mata mais de 800 mil pessoas por ano no mundo, muitas delas crianças, é o Plasmodium falciparum. 


Marcelo Jacobs-Lorena e colegas da Universidade Johns Hopkins, EUA, introduziram na bactéria Pantoea agglomerans genes que a fazem segregar proteínas que são tóxicas paraPlasmodium falciparum, mas inócuas para os mosquitos e os seres humanos. E concluem na revista Proceedings of the National Academy of Sciences que essas bactérias transgénicas foram capazes de inibir em até 98% a reprodução de Plasmodium falciparumno organismo dos mosquitos. 


“No passado, a ideia era tentarmos modificar geneticamente os mosquitos para os tornarmos resistentes à malária, mas a modificação genética de bactérias é uma abordagem mais simples”, diz Jacobs-Lorena em comunicado da universidade. Segundo o investigador, os resultados mostram “que a manipulação genética de bactérias que vivem em simbiose com os mosquitos pode ser utilizada para interferir com o desenvolvimento de Plasmodium falciparum nos mosquitos". Para, um dia, “impedir totalmente que eles transmitam a malária aos seres humanos”.




Fonte: PUBLICO (Pt)

Nenhum comentário: