Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ciência portuguesa a serviço do meio-ambiente

Coimbra: Equipa desenvolve primeira Scooter eléctrica em Portugal

11.07.2012
Coimbra: Equipa desenvolve primeira Scooter eléctrica em Portugal. 16887.jpeg
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem, de raiz, a primeira Scooter elétrica em Portugal - Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu, de raiz, a primeira Scooter elétrica portuguesa, 100 por cento verde, com zero de emissões locais de CO2.
Com autonomia, em ciclo urbano, entre os 100 e os 140km, o que distingue este novo veículo dos que já existem no mercado é o conjunto de tecnologia de ponta usada em todo o protótipo. A Scooter é composta por um sistema de propulsão inovador (o coração do veículo), um controlador - que funciona como cérebro -, um motor elétrico, um sistema de armazenamento de energia com duas componentes essenciais: baterias e BMS (battery management system) e um carregador inteligente.
«Estamos a entrar numa nova cultura de mobilidade urbana, em que as duas rodas começam a ter mais eficiência, menos desperdícios energéticos e económicos. As grandes cidades europeias estão precisamente a apostar na promoção do uso dos veículos elétricos de duas rodas», afirma a líder do projeto, Ana Vaz.
 
Embora a Scooter citadina desenvolvida no ISR se enquadre na classe de executiva, a tecnologia de base utilizada é bastante flexível, permitindo configurar "pacotes" personalizados para diferentes tipos de utilizadores, ou seja, «com pequenas alterações é possível fabricar um veículo ainda mais equilibrado e acessível financeiramente», observa a investigadora do ISR.
Coimbra: Equipa desenvolve primeira Scooter eléctrica em Portugal. 16888.jpeg
Se a indústria mostrar interesse na comercialização deste novo veículo que dispõe de três estilos de condução - Eco, Sport e Safety - e onde toda a informação é feita em sistema wireless, uma versão final estará pronta entrar no mercado dentro de alguns meses.

Cristina Pinto
Assessoria de Imprensa Universidade de Coimbra• Reitoria

Fonte: PRAVDA

Nenhum comentário: