Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 24 de julho de 2012

O financiamento da Igreja pelo Estado

ESLOVÁQUIA

Debate sobre a separação entre a Igreja e o Estado
23 julho 2012
PresseuropPravda




Pravda, 23 julho 2012


A Igreja receberá 37 milhões de euros do Estado, a separação não se vislumbra”, titula o Pravda. O afastamento por ordem do Papa, a 1 de julho, de Róbert Bezák, o popular arcebispo de Trnava, provocou uma onda de protestos contra a Igreja Católica e desencadeou um debate público sobre o seu financiamento pelo Estado. Em 2012, o Estado entregará 37 milhões de euros a diferentes organizações religiosas, dos quais 21 são destinados à própria Igreja Católica, explica o diário de Bratislava.

“Para um Estado que deve pensar em todas as despesas, é um enorme encargo”, afirma o Pravda, que denuncia o facto de nenhum governo ter ainda ousado abrir um debate sobre a separação entre a Igreja e o Estado.

Se o debate é acesso neste país tradicionalmente católico, é especialmente porque o arcebispo Bezák, conhecido pelo seu liberalismo, foi afastado depois de ter demonstrado as irregularidades que tiveram lugar na arquidiocese de Trnava sob o mandato do seu antecessor, lembra o jornal de Bratislava. Mas também porque na vizinha República Checa o Parlamento discute atualmente as indemnizações às Igrejas espoliadas durante o regime comunista, refere The Economist.

Fonte: PRESSEUROP

Nenhum comentário: