Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ateísmo cresce na Europa e na Ásia




 


Uma pesquisa recente que analisou mais de 51.000 pessoas em 57 países revela que o ateísmo está crescendo globalmente em quase 10 %, com várias nações asiáticas e europeias experimentando o maior crescimento. A maioria da população do mundo, no entanto, ainda se considera religiosa.

As pessoas foram convidadas a responder a pergunta: “Independentemente de você assistir a um culto ou não, você diria que é uma pessoa religiosa, uma pessoa não religiosa ou um ateu convicto?” – E, de acordo, com a Pesquisa de Opinião REDC, 13 % dos entrevistados disseram que são ateus convictos. Embora esse número seja ainda menor do que os 59% dos religiosos e 23% das pessoas não-religiosas, é cerca de 9 % superior ao levantamento anterior, em 2005.

“Há um declínio notável em todo o mundo na auto-descrição de ser religioso,” um comunicado de imprensa sobre a pesquisa observou.

Um ponto que chamou a atenção é que as mulheres são um pouco mais atéias que os homens, com 14 % das mulheres entrevistadas dizendo que são atéias convictas, em comparação com 12% dos homens. Aqueles com um diploma universitário eram mais prováveis de serem ateus (19%), enquanto os idosos com mais de 65 anos de idade foram os mais religiosos, com 66%.

Entre os 10 países mais ateus estiveram quatro países da Ásia e seis países europeus. As nações ateístas foram as seguintes: China (47%), Japão (31%), República Checa (30 ), França (29%), Coreiado Sul (15%), Alemanha (15%), Holanda (14%) , Áustria (10%), Islândia (10%) Austrália (10%) e Irlanda (10%).

Os países mais religiosos, por outro lado são mais diversificados, com representantes de cada continente, além da América do Norte. Em Gana, 96% das pessoas se identificaram como religioso, em comparação com a Nigéria (93%), Armênia (92%), Ilhas Fiji (92 %), Macedônia (90%), Romênia (89%), Iraque (88%), Quênia (88%), Peru (86%) e Brasil (85%).

Fonte: Christian Post, via JORNAL MUNDO GOSPEL

Nenhum comentário: