Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Equideocultura - ENTREVERO DE TROPILHAS

Ontem, durante uma bela feijoada na casa dos amigos Cesar Souto e esposa, no Jurerê Internacional, tive oportunidade de ouvir falar, pela primeira vez, num costume gaucho que subsiste na Argentina, conhecido como entrevero de tropilhas.
Achei muito interessante e dou destaque àquela demonstração de cultura postando a matéria que segue:

Entrevero de tropilha - Arte, cultura e folklore

Essa é uma arte muito antiga do "gaucho", ainda praticado no Uruguay e na Argentina, e esquecida aqui no Sul do Brasil. Infelizmente nosso Movimento Tradicionalista se preocupa mais com as regras de indumentária e de bailes do que com a cultura, tão rica e tão esquecida do verdadeiro Gaúcho.
Estive no mês de Janeiro na Argentina, no Festival de doma e Folklore Jesús Maria, um dos, se não maior movimento cultural campeiro que ja pude assistir. Infelizmente não andava com minha câmara, mas achei esse vídeo que retrata um entrevero de tropilhas, talvez um dos momentos mais emocionantes, onde mostra a obediência de um cavalo de campo, em não se perder de sua manada. Mostra também a destreza de um ginete, em reunir sua tropilha só pelo chamado do cincerro, esse objeto esquecido por nós, que nos achamos mais gaúchos que eles.
Nossos rodeios. aqui no Rio Grande do Sul, viraram um comércio de arrecadação de dinheiro para os "falidos" CTGs, onde um morador da cidade, alimenta seu cavalo e nos finais de semana sai catar prêmios pelos Rodeios do Estados, atirando corda na cabeça de vacas mansas, saindo de um brete num "trotesito", cansadas da longa estafa longe do campo. E o pior de tudo isso, é que muitos acham que isso é Tradição e discutem qual é o maior ou melhor rodeio.
Acho que está na hora de rever esse conceito, pois o próprio nome diz, rodeio vem de roda, ou seja da tropa em roda onde se apartava uma rês para laçá-la. Mas isso é para que tem conhecimento.
Deixo esse vídeo que achei na internet, desse entrevero e quem sabe algum dia, os que se acham donos do Movimento Tradicionalista Gaúcho possam aprender a fazer cultura e trazer conhecimento à esse povo tão ludibriado pelas "porcarias" que teimam e fazer sucesso!

Um comentário:

Solon Pedrosa disse...

Amigo , achei seu comentario exato , apesar de ser mineiro, acho que devemos resguardar nossas tradições, como tento fazer em minha terra, um estado tão cheio de tradições como o RGSUL , não pode deixar de resguardar o que tem de mais bonito . Em 20013 levarei nossa tropa de muares a expointer, para mostrar ao seu povo nossa cultura mineira e o modo como trabalhamos aqui , com nossos animais de marcha macia . Solon-pedrosa@bol . Com . Brq