Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Países menos religiosos são menos violentos


 

Os países que lideram o Índice Global da Paz (IGP) de 2012 são os menos religiosos do mundo segundo pesquisa no site Hype Science. Uma coincidência que pode ser explicada ligando as religiões com a quantidade de conflitos ao redor do mundo.

O top 10 do IGP tem os seguintes países: Islândia (foto), Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Áustria, Irlanda, Eslovênia, Finlândia e Suíça. Com exceção da Irlanda que é dividida entre católicos e protestantes, os outros nove países estão entre os 29 menos religiosos do mundo.

Para chegar nesse ranking 158 países foram estudados pelo Instituto de Economia e Paz que trabalha em conjunto com a Unidade Economista de Inteligência. Uma equipe analisa 23 indicadores para poder classificar as nações do mundo pela sua tranquilidade.

A Europa Ocidental segue no topo da lista tendo seus países como os mais pacíficos do mundo. Enquanto isso o Oriente Médio e o Norte da África ficam nas últimas posições devido a quantidade de conflitos e guerras civis.

Para explicar o que faz um país menos religioso ser mais pacífico que os mais religiosos alguns especialistas afirmam que muitas guerras e atrocidades que já marcaram a história mundial têm ligações com o sentimento religioso, como acontece no Oriente Médio, por exemplo.

Fonte: Hype Science, via JORNAL MUNDO GOSPEL

Nenhum comentário: