Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 7 de agosto de 2012



Para ‘WSJ’, Petrobrás privatiza perdas e socializa ganhos



Sílvio Guedes Crespo


O Wall Street Journal publica na sua seção Heard on the Street um breve comentário sobre o primeiro prejuízo trimestral da Petrobrás em mais de dez anos, que apareceu no balanço da empresa divulgado na sexta-feira 3. Para o Journal, enquanto a gasolina é subsidiada, os investidores perdem dinheiro.

“Bancos de Wall Street frequentemente são acusados de privatizar ganhos e socializar prejuízos. Com empresas de petróleo estatais, o oposto pode ser verdadeiro.”

O diário observa que a companhia vende gasolina e diesel no mercado interno por um preço 20% e 11% inferior ao internacional, respectivamente, segundo dados do Deutsche Bank.

Para Liam Denning, autor do artigo, essa política não se sustentará. “Para fechar essas perdas, a Petrobrás precisa de novos aumentos no preços regulados”, afirma o Journal.

Enquanto isso não ocorre, o prejuízo fica com os investidores, que reagem vendendo seus papéis. O jornal lembra que, neste ano, as ações da Petrobrás já caíram cerca de 20%, enquanto o Ibovespa, indicador de referência da bolsa brasileira, acumula queda de apenas 6%.

Fonte: ESTADO DE SP

Nenhum comentário: