Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 15 de setembro de 2012

CTG OS PRAIANOS E SEMANA FARROUPILHA



 





Sob novo comando, CTG Os Praianos realiza Semana Farroupilha

Atrações iniciam no próximo domingo e seguem até o dia 20 de setembro


Eleito no último dia quatro de setembro, David Gevaerd Filho, é o novo patrão do CTG Os Praianos e, como primeiro evento, a nova patronagem realiza de 16 a 20/09 a tradicional Semana Farroupilha. 

O evento tem entrada gratuita e conta com diversas atrações.

A programação inicia às 9h de domingo (16/09) com uma Cavalgada que sai da sede da entidade e segue até a Igreja Mariz de Forquilhinhas, no marco da fundação do CTG, para acender a chama crioula. Às 10h iniciam as atividades da campeira com o Laço Sócio. A partir das 11h almoço típico e, às 14h Laço Dupla. 

Ao entardecer, às 18h, a Ave Maria.

Na segunda-feira (17/09), a partir das 19h, Tertúlia livre com roda de chimarrão e carreteiro. Já na terça-feira, às 19h Roda de chimarrão e, às 20h30, costelaço com música ao vivo na churrascaria Gaitaço. Na quarta-feira as atividades também iniciam às 19h com super treino de laço e, seguem com apresentações de danças artísticas às 20h. Um grande fandango com Fabrício Luíz a partir das 21h marca a penúltima noite do evento.

Para encerrar com o melhor estilo crioulo, a quinta-feira conta roda de chimarrão a partir das 19h. Às 20h palestra cultural com Nilo de Bairros Brun. As apresentações artísticas iniciam às 21h e, todas as atividades em comemoração a Semana Farroupilha encerram à meia noite com o apagar da chama crioula.


Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é uma celebração em memória da Revolução Farroupilha, movimento de revolta civil que ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845 e que teve como marco inicial o dia 20 de setembro de 1835. Desde então, os gaúchos aproveitam o mês de setembro para exaltar a tradição.


Serviço:

O que: Semana Farroupilha

Quando: De 16 a 20/09

Onde: CTG Os Praianos

Valor: Entrada Gratuita

Informações: (48) 3357-0800








CTG Os Praianos têm nova patronagem

Foi eleita, no último dia 04/09, a nova patronagem do CTG Os Praianos. David Gevaerd Filho volta a comandar a entidade até outubro de 2013. A atual patronagem ficou assim constituída: 

Patrão: David Gevaerd Filho

1º Capataz: Jorge Luiz Ribeiro

2º Capataz: Aci Edson Souza

1º Sota Capataz: Alcione de Novaes

2º Sota Capataz: Ricardo José da Silva

1º Agregado Social: Paulo Gonçalves Dias

2º Agregado Social: Afonso Legorio da Silva

1º Agregado de Patrimônio: Almir Mirinho da Silva

2º Agregado de Patrimônio: Dimas Oliveira

 

-=-=-=-=

Curiosidades sobre cavalos (extratos das leituras do mantenedor deste blog)

CELERO

- Celero m. cavalo de Lino Vero, irmão de Marco Aurélio, o imperador filósofo, que comia somente uvas e avelãs, tinha cobertas de púrpura e morava num palácio. Vero mandou erigir uma estátua de ouro em seu louvor e depois de morto deram-lhe um soberbo mausoléu no Vaticano. 
http://letratura.blogspot.com/2006/12/glossrio-equinos-e-asininos.html



CENIZOSO 



- PEDRO FERNANDEZ DE ANDRADA – Libro de la Gineta Española - 1598, acentua que o nome de tal pelagem deriva da circunstância de ser da cor da (cinza) ceniza: tenga una estrella em la frente, y el pie yzquierdo blanco: la cola, y crines negras: las cañas cortas: las crines pocas, y ralas.

CENSO



- (...) cada habitante tem por cima da porta da sua casa um letreiro com o seu nome  um letreiro com o seu nome e os de sua mulher, filhos, noras, escravos, cavalos e ainda tudo o que nela se contém. Se alguém morre, riscam o seu nome e, desta maneira, os governadores da cidade sabem quem são os habitantes que têm na sua jurisdição. (...) – MARCO POLO – O Livro das Maravilhas – LPM Editores S.A/1999, p. 253. 



CENTAURO 


- (...) chegaram à vila, trotando, mais centauros, como de costume. Porque verdadeiros centauros devia eu chamar esses homens, que não dão um passo a pé, e que, quando querem transportar-se de um lugar para outro, só conhecem a sua cavalgadura. Ponchos de listras variegadas flutuando ao vento, esporas gigantescas tilintando a cada passo e uma absurda quantidade de guarnições de prata nos arreios, são, neste pequeno mundo serrano semi-selvagem de Lajes, anota de distinção de um cavaleiro de classe e riqueza.(...) - ROBERT AVÉ-LALLEMANT - Viagens pelas Províncias de Santa Catarina, Paraná e São Paulo - 1858 - Edit. Itatiaia e USP/1980, p. 85.

CENTAURO DA AMÉRICA 




- (...) O gaúcho tem um elemento que é o cavalo. A pé está em seco, faltam-lhe as asas. Nele se realiza o mito da antiguidade: o homem não passa de um busto apenas; seu coração consiste no bruto. Uni as duas naturezas incompletas: esse ser híbrido é o gaúcho, o centauro da América (...) - JOSÉ DE ALENCAR - O gaúcho - LPM Editores S.A./RS/1999, p. 51.



CEPINHO (PITO) 



- Referindo-se à França dos idos de 1820, JORGE LEAL FURTADO COELHO (ob. cit., p. 119) escreve: (...) Como nesse tempo só se montava em "sela de picaria", com uma arcada do cepinho muito alta, M. Cordier fez abaixá-la porque, dizia ele, a excessiva altura do cepinho obrigava o cavaleiro a elevar muito mão de rédea (...)


CERCA ELETRIFICADA (Ver ELETROCUSSÃO e MORTE DE ANIMAL) 

- O TJ/RS, assim já decidiu: 

- Responsabilidade civil. Ofendícula e abuso de direito. A eletrificação de cerca se constitui em ato abusivo na defesa de direito de propriedade. Dever de reparar dano consistente na morte de dois cavalos que ingressaram em propriedade alheia e encostaram-se em cerca eletrificada. Distinção entre responsabilidade civil com base na culpa e a decorrente de abuso de direito - Apel. Cível nº 591044946 – Rel. Des. MÁRCIO OLIVEIRA PUGGINA – 10/10/1991.




Nenhum comentário: