Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Equideocultura - Arqueologia na China




Coche e cavalos de bronze da dinastia Qin


Na década de 70, da tumba do primeiro imperador da antiguidade chinesa Qinshihuang nas proximidades da antiga cidade chinesa de Xi´an foi desenterrado um coche de bronze com cavalos também de bronze, de há mais de 2000 anos.

O conjunto desenterrado é composto de quatro cavalos, coche de um timão e auriga imperial. O coche, que pesa mais de 200 quilos, tem 106,25 centímetros de altura e 317 centímetros de comprimento, sendo o maior dentre os coches e cavalos de bronze descobertos até hoje. O que chama especial atenção é a sua elaboração cuidadosa e ornamentos belos e brilhantes.

Embora o coche e os cavalos de bronze sejam objetos fúnebres, mostram a beleza dos coches e cavalos imperiais da dinastia Qin (221 – 206 a. C.). O fundo do coche e cavalos de bronze é de cor branca pintada de vermelho, verde, azul, lilás e negro. Os quatro cavalos estão aparelhados de ornamentos de ouro e prata. Um general, de espada ao cinco, está ajoelhado na boleia, servindo como auriga.

O coche com os quatro cavalos é apreciado pela sua excelente técnica de fundição metalúrgica e arte no trabalho dos metais.

Os boçais e rédeas dos cavalos de bronze são de ouro e prata. As rédeas são como as correntes do relógio de pulso que hoje utilizamos, e que são maleáveis.

O colar do cavalo é feito de 84 canudos de ouro e prata, cada um com um centímetro de comprimento. Como foram ligados, é ainda hoje segredo a decifrar, porque sob lente de aumento de 24 vezes não se descobre nenhuma costura de soldadura.

O pendente azul-claro no pescoço do cavalo é feito de fios de bronze. Mas estes fios são de apenas meio milímetro de diâmetro. Daí a gente sabe que há mais de 2 mil anos atrás, os chineses já dominavam a técnica de fazer fios de metal.

A fundição das paredes do coche é muito delicada, sendo a parte mais fina da capota saliente do coche menos de dois milímetros e a mais espessa, de quatro milímetros, com mais de um metro de comprimento. O coche e os cavalos são compostos de 3462 peças de ouro, prata e bronze. Na antiguidade, os artesãos já utilizavam as proporções diferentes de bronze e estanho, quando fundiam as peças para usos diversos. Usaram técnicas de soldadura, ligação de fundição e outras, para a junção. 

Fonte:

Nenhum comentário: