Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 16 de setembro de 2012

Resposta ao ataque dos talibãs? - Oito mulheres morrem em bombardeio da Otan no Afeganistão


ONU diz que, no ano passo, 3.021 civis perderam a vida em episódios violentos no país

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE


Homens transportam corpos de vítimas do ataque da Otan (Foto: AP Photo/Khalid Khan)

Um ataque aéreo da missão da Otan no Afeganistão realizado neste domingo (16) terminou com oito mulheres mortas e cinco feridas, segundo confirmou à Agência Efe uma fonte oficial do país.

"As forças da Otan atacaram na zona de Nuralam, no distrito de Alingar, situado na província de Laghman", afirmou o porta-voz provincial, Sarhadi Zuwak. 
Segundo o porta-voz, as mulheres se dirigiam a um vale situado no distrito para recolher amendoins para suas famílias. 

O ataque foi confirmado por um porta-voz da Otan, Hagen Messer. "Sabemos que em um possível bombardeio da Otan morreram entre cinco e oito civis de Alingar. Enviamos nossas condolências às famílias e já abrimos uma investigação", disse Messer.

Todos os anos morrem no Afeganistão milhares de civis vítimas do conflito, a maioria por ações dos talebans, mas as mortes atribuídas às forças da Otan geraram fortes tensões com as autoridades do país do Oriente Médio. 

Em meados de junho, o presidente afegão, Hamid Karzai, chegou a afirmar que os bombardeios da Otan nas áreas residenciais estavam "completamente proibidos".

Segundo a ONU, no ano passado perderam a vida 3.021 civis em episódios violentos no país, o número mais alto desde que o organismo multilateral começou a contabilizar este dado, há cinco anos.

As tropas da Otan estão em processo de retirada do país, o que deve ser concluído em 2014, apesar dos talibãs terem intensificado suas ações nos últimos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.