Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Violência atinge advogados em Honduras



José Reinaldo Marques


O Procurador dos Direitos Humanos de Honduras, Leonel Casco Gutiérrez, encaminhou ofício ao Promotor Especial dos Direitos Humanos do Ministério Público, Germán Enamorado, para que o órgão garanta a segurança da advogada Gloria Vásquez Pérez, que estaria sendo mais uma vítima da onda de ameaças, perseguições, agressões e atentados que a categoria vem sofrendo nos últimos três anos no país.

Leonel quer que a Promotoria acione o chefe da Unidade de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Kelvin Aguirre, e a Secretária de Direitos Humanos do Ministério de Justiça, Ana Alejandrina Pineda Hernández, responsável por garantir o cumprimento do Decreto Legislativo 177-2010, de formulação e implantação de políticas públicas de direitos humanos e segurança, a fim de que sejam tomadas medidas imediatas para evitar novos ataques contra a segurança e a integridade física de Gloria Vásquez Pérez.

A advogada criminalista Gloria Vásquez Pérez é uma destacada defensora dos direitos humanos em Honduras, que traz no currículo diversas realizações de cunho humanitário. Fundadora do Grupo e da Comissão Jurídica de Advogadas contra o Golpe de estado em Honduras atua, também, como voluntária em vários organismos de direitos humanos, acompanhando prisões arbitrárias e ilegais de pessoas pela polícia e o Exército de hondurenhos, antes mesmo do golpe de estado.

As denúncias de ameaças e atos de violência contra Gloria Vásquez Pérez foram registradas pela Procuradora de Direitos Humanos, Itsmania Pineda Plateros, atualmente licenciada, pedindo medidas cautelares de proteção interna para fins de salvaguardar a vida da advogada. Um dos casos relatados por Itsmania foi o atentado sofrido por Gloria próximo de sua casa, em 26 de maio deste ano, quando foi atacada por um homem, que além de agredi-la fisicamente ainda a ameaçou dizendo: “Hoje você vai morrer!”

Segundo Itsmania, 71 advogados foram assassinados em Honduras nos últimos anos. De acordo com a procuradora nenhum desses crimes foram devidamente apurados, e os criminosos continuam na impunidade.


Fonte: Portal da ABI

Nenhum comentário: