Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

9 DE NOVEMBRO DE 1938 : 74 ANOS DA KRISTALLNACHT


Noite dos Cristais (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de Pogroms, de destruição de sinagogas, de lojas, de habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.



Para o regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polonês.

A pedido de Adolf Hitler, Goebbels instiga os dirigentes do NSDAP e os SA a atacarem os judeus. Heydrich organiza as violências que deviam visar as lojas de judeus e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração, 7500 lojas judaicas e 1600 sinagogas foram reduzidas a escombros.


A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas.


O nome Kristallnacht deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, entre outros) resultantes deste episódio de violência racista.



Berlim reabre sinagoga, revivendo comunidade


Maior sinagoga da Alemanha foi seriamente danificada durante a Kristallnacht. Para muitos, a reabertura significa revitalização do espírito judaico. "É um milagre que existam judeus na Alemanha de novo ', diz rabino



É comovente que, durante a semana do ensino do Holocausto uma sinagoga de Berlim danificada durante a Kristallnacht esteja completamente reconstruída, permitindo a reabertura neste fim de semana e revivendo o espírito judaico da comunidade. 


A sinagoga Ryke, a maior da Alemanha com capacidade para 1200 pessoas reabriu suas portas no dia 2 de novembro, quase 70 anos depois que foi gravemente danificada durante o pogrom nazista de 1938, conhecida como Kristallnacht (Noite dos Cristais). 


A reconstrução - que teve o trabalho de dois arquitetos custou cerca de €5 milhões ou US$ 7 milhões. Construído em 1904 a sinagoga foi atacada durante a noite, assim como residências e empresas de judeus. O nome Kristallnacht refere-se aos cacos de vidro quebrado, que cobriam as ruas alemãs na esteira do pogrom.



Enquanto para muitos na Alemanha a reabertura significa uma revitalização da comunidade judaica, para um homem vai muito alem disso. É que o homem de 94 anos, o rabino Leo Trepp fazia sermões na parte de trás da sinagoga na década de 1930, antes de ser levado pelos nazistas, que o levou para o campo de concentração de Sachsenhausen com muitos de seus fiéis.

Trepp que era um dos convidados especiais para a cerimônia de inauguração da nova sinagoga não escondeu sua emoção: "É um milagre que existam judeus na Alemanha de novo", disse o rabino. "E a sinagoga, que sobreviveu a dois regimes diferentes é o símbolo de um milagre." A última vez que os serviços tiveram lugar na sinagoga foi em abril de 1940.

Fonte: Notícias da Rua Judaica



Nenhum comentário: