Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 11 de novembro de 2012

ALEMANHA - Partido Verde alemão elege dupla que desafiará coalizão de Merkel em 2013



Esta é a primeira vez que filiados escolhem quem encabeçará lista do partido nas eleições parlamentares. São indicados Jürgen Trittin, líder dos verdes, e Katrin Göring-Eckardt, vice-presidente do Parlamento alemão.


O Partido Verde alemão nomeou neste sábado (10/11) Jürgen Trittin, ex-ministro do Meio Ambiente e líder parlamentar do partido, e Katrin Göring-Eckardt, vice-presidente do Parlamento alemão, para encabeçar a lista do partido nas eleições parlamentares do ano que vem. A dupla foi escolhida entre 15 candidatos – entre eles a presidente dos Verdes, Claudia Roth, e a ex-ministra da Agricultura Renate Künast que encabeçou, junto com Trittin, a campanha de 2009.

É a primeira vez na Alemanha que os cabeças de chapa para eleições federais são eleitos diretamente pela base de um partido. Cerca de 62% dos 60 mil filiados participaram da escolha, cota superior à esperada. Cada filiado pôde votar em dois dos 15 nomes, sendo que ao menos um dos votos devia ser destinado a uma mulher.

Jürgen Trittin, 58 anos, recebeu 71,9% dos votos e saiu da eleição fortalecido como figura de ponta entre os ambientalistas alemães. Originário da Alemanha Ocidental e da ala esquerda do partido, ele foi um ministro do Meio Ambiente muito popular durante o governo do chanceler Gerhard Schröder, entre 2005 e 2009. Na época, os verdes formaram coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD, sigla em alemão).

Surpresa

Katrin Göring-Eckardt, 46 anos, nasceu no estado da Turíngia, então Alemanha Ocidental, e pertence à ala pragmática da legenda. Sua eleição, superando Roth e Künast, duas das maiores figuras femininas do partido, foi considerada uma surpresa. Ela obteve 47,3% dos votos válidos.
Göring-Eckardt, Künast, Roth e Trittin: duas das maiores figuras femininas do partido saíram derrotadas

A um ano das eleições, o Partido Verde tem entre 12% e 15% da preferência do eleitorado, segundo as últimas sondagens, e conta com boas chances de voltar ao governo alemão. Os verdes podem se tornar a terceira força política na câmara baixa do Parlamento alemão, onde são atualmente quinto lugar em número de deputados. Eles poderão obter uma eleição histórica, ultrapassando o recorde de 2009, quando obtiveram 10,7%.

O líder parlamentar do SPD, Thomas Oppermann, classificou a eleição da dupla como uma boa escolha. "Göring-Eckardt e Trittin são grandes oradores e bons políticos de campanha", elogiou o social-democrata, observando haver boas chances de que, com os dois verdes, os dois partidos consigam derrotar a atual coalizão de governo nas urnas.

MD/afp/dpa
Revisão: Mariana Santos

DW.DE

Nenhum comentário: