Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aluno acha absurdo haver capela no centro de pesquisas espaciais



Postado por 
do leitor Sérgio


"Este prédio da capela poderia
abrigar um bom laboratório"

Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário.

Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração.

No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil.

O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mundo (índia, USA, Israel..etc). Às vezes me pergunto como em um ambiente cosmopolita desse é possível ter uma capela.

Sou ateu e não escondo isso de ninguém e sempre entro em discussões com alguns defensores do design inteligente, e isso é aqui mesmo. O pior é que eles são doutores que, durante uma defesa de tese, por exemplo, exigem que, caso não explique com o maior rigor a sua “descoberta ou feito”, o aluno de doutorado não terá direito ao título. E, no entanto, esses doutores acreditam em cobra falante, jumento falante, homenzinho invisível e outras baboseiras.

Outro dia, discutindo um trabalho numa roda de pesquisadores, cheguei a um resultado lá inédito. Aí um colega virou pra mim e perguntou: "Como você conseguiu enxergar isso?" Sarcasticamente respondi: “Foi Deus que me mostrou”. Se eu, em vez de virar noites no laboratório, fosse à capela pedir ao Papai do Céu, nada conseguiria.

Quero reforçar acho o maior absurdo um local de pesquisa como é o INPE (não é nem universidade, aqui é um centro puramente de pesquisa) ter um local de adoração de homenzinho invisível, sem contar que existem, por exemplo, pessoas de outras religiões (muitos hindus, por exemplo).

Absurdo...

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: