Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Austrália: arcebispo diz que imprensa "exagera" em casos de pedofilia


Pode até haver algum exagero da mídia, mas, do outro lado, há a omissão, a conivência e a proteção da igreja, que apenas remove criminosos, colocando-os em outras paróquias, dando-lhes oportunidade para repetirem seus atos execráveis.

A preocupação daquele e de outros bispos são as ações de indenização movidas contra a ICAR, isto porque as ações penais podem até ser manipuladas pelo Estado (tradicional aliado da Igreja) mas as ações de reparação de danos morais, propostas pelas vítimas, produzem resultados são mais difíceis de anular.




Arcebispo de Sydney exibiu dossiê em coletiva de imprensa
Foto: AFP


Autoridade máxima da Igreja Católica na Austrália, o Cardeal George Pell, da Arquidiocese de Sydney, convocou entrevista nesta terça-feira para defender a religião de acusações de abuso sexual a crianças. George acusou a imprensa de fazer "campanha" contra os católicos, com fatos "exagerados". As informações são do jornal Sydney Morning Herald.


Com um dossiê em mãos, o religioso pediu a oportunidade de provar que não ajudou a encobrir casos de pedofilia envolvendo padres. "Estou pronto para cooperar totalmente. É uma grande oportunidade de ajudar as vítimas e desfazer exageros, separando fatos da ficção", afirmou.

"A Igreja Católica se esforça para apurar os casos e considera importante a investigação da polícia. Ficará provado que as denúncias são exageradas. Há uma campanha persistente da imprensa para atacar a Igreja nesse caso. Uma pergunta a ser feita é se é positivo para as vítimas esse furor da imprensa. A busca por justiça é um direito de todos", declarou Pell.

Na última segunda-feira, a premiê australiana Julia Gillard anunciou uma comissão para apurar casos de pedofilia cometidos por padres no país, após a polícia divulgar escândalo de abuso sexual de menores em uma escola católica no oeste de Sydney.

Um comentário:

raquel c. disse...

Exagerada é a proteção que a Igreja concede aos padres abusadores.
Exagerada é a permanência do celibato dentro da Igreja.