Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Delegado afirma que criminosos de São Paulo estariam ordenando atentados em Santa Catarina


Renato Hendges vê necessidade de declaração de emergência no sistema prisional

Hendges é presidente da Associação dos DelegadosFoto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Diogo Vargas



Presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) em Santa Catarina e com atuação da Polícia Civil há mais de 40 anos, sendo 25 anos na divisão Antissequestro, o delegado Renato Hendges afirma ter informações que criminosos de São Paulo estariam ordenando bandidos locais a cometerem atentados no Estado.

— Tenho conversado com colegas de São Paulo e eles (criminosos) estão mandando atuar aqui — declarou Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), referindo-se a integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.

Para o delegado, o problema está enraizado no sistema prisional catarinense. Ele aponta a superpopulação carcerária como fator agravante, pois atualmente há 17 mil presos e a capacidade é de até mil presos.

Em Criciúma, no Sul de SC, dois ônibus foram
incendiados nesta madrugada
Foto: Maurício Vieira / Agência RBS

O presidente da Adepol diz ter dados recentes que apontam que ainda faltam ser cumpridos 10,4 mil mandados de prisão em Santa Catarina, mas que não há prisões para abrigar mais detentos.

Hendges criticou a demora do governo em construir novas cadeias. Ele defende a declaração de emergência no sistema para agilizar as obras necessárias.

Defende ainda a instalação imediata de parlatórios em todas as cadeias para dificultar a comunicação de presos líderes de facção, novos bloqueadores de celular, portas com detectores de metais e a urgente implantação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) no Estado.

Na entrevista coletiva na tarde de terça-feira, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila negou a vinda de criminosos de SP para atuar em atentados no Estado.


DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: