Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Palácio arquiepiscopal da Bahia será restaurado com dinheiro público

O prédio serve, como em todo lugar, de residência do bispo e acomoda a administração. Equivale ao Palácio do Governo (secular) do Estado, só que pertence à Igreja Católica. 
Tais restauros, com dinheiro do universo de contribuintes brasileiros, afronta a legislação vigente e resulta de fraude escancarada, de ilicitudes gritantes, sob o beneplácito do Ministério Público e da magistratura brasileira, excetuados alguns juízes e ministros corajosos, que proclamam tal ilicitude.
Os negócios jurídicos feitos pela ICAR com o Estado (gênero) são golpes sujos contra o republicanismo, atentam contra a laididade estatal.
Autênticas quadrilhas de religiosos (padres e bispos), gestores públicos e empresas de engenharia organizam-se para drenar recursos dos cofres públicos, sem que se submetam os restauros à lei de licitações.
Tudo corre livremente. As obras não são fiscalizadas, o superfaturamento é uma constante.
Ladroagem descarada e impune, em nome da preservação do patrimônio histórico e cultural. 
E a CNBB tem coragem de dizer que abomina a corrupção. Imundos!!!
Atentem para a previsão que fiz na matéria ao final.

-=-=-=-=-=

Palácio depende também do Iphan para restauro





Após a matéria veiculada na edição dessa quarta-feira (12/9) da Tribuna, "Palácio Arquiepiscopal está abandonado", o ecônomo da Arquidiocese de Salvador, padre Jair Arlego Carvalho Júnior, falou com exclusividade para a reportagem que é desejo do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, reabrir o palácio, mas é necessário entrar em consonância com o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), já que se trata de um monumento tombado em 1938.

O padre Jair explicou que o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger "constituiu uma comissão para os encaminhamentos necessários. Por ser um imóvel tombado, precisamos trabalhar em consonância com o Iphan, respeitando aquilo que está estabelecido, para que não ocorra qualquer desconfiguração de bem tão precioso para a história da Igreja, que se confunde com a história da sociedade baiana. Penso que sua secular fundação e estrutura contarão nossa história durante muitos séculos", declarou.

Mas não há ainda previsão da abertura do palácio, de acordo com o padre Jair dependerá do tempo necessário para a tramitação legal do projeto de restauro, captação de recursos e a execução da obra. "Posso assegurar que o nosso arcebispo está empenhado para que esse tempo seja breve, mas não posso prever o quanto. A motivação para a reabertura do Palácio é o senso de justiça com a memória da nossa história eclesiástica e eclesial, que refletem a consciência da corresponsabilidade da Igreja na promoção humana, cultural e artística de seu tempo. E tudo isso permeado por um senso profundo da verdadeira experiência religiosa", conclui.

O imóvel é também conhecido como Palácio da Sé, construído no século XVIII, localizado ao lado do Monumento da Cruz Caída. Foi construído em 1707 para ser residência dos arcebispos, e mesmo com a aparência de abandono ainda possui a imponência de uma das mais requintadas construções do século XVIII.

O palácio possui três pavimentos e uma entrada marcada por um monumental portal em pedra de lioz e decorado com um brasão ladeado por volutas. O brasão é o de D. Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo de Salvador (1701-1722) à época da construção do edifício. As janelas dos dois primeiros pisos são de peitoril e o pavimento nobre, o mais alto, tem janelas com balcões e gradis de ferro. Antigamente havia uma passarela suspensa que ligava o palácio à antiga Sé, demolida em 1933.



Publicado no jornal Tribuna da Bahia - 13 de setembro de 2012.

-=-=-=-=-= 

Matéria requentada (o que eu escrevi no início  de 2011: 


QUINTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2011

MURILO KRIEGER foi para a Bahia



Lá, com todo aquele patrimônio tombado, certamente vai fazer a festa, arrebanhando dinheiro público sob o pretexto de restaurar os templos. Aprendeu muito por aqui, fazendo alianças com o então Governador Luiz Henrique da Silveira, o Secretário Gilmar Knaesel, o prefeito Dário Berger e muitos outros administradores públicos, dos mais diversos Municípios. 

A minha parte estou fazendo: levei ao conhecimento da Justiça todos os conchavos, digo, convênios, eivados de ilicitudes, que Murilo conseguiu firmar com administradores de diversos partidos políticos, promovendo drenagem de dinheiro público por meio de tais maracutaias.
Só no Congresso Eucarístico de 2006, realizado em Florianópolis, o Estado de SC repassou à ICAR, por gestão de Krieger, nada menos que R$ 750.000,00, dinheiro dos contribuintes patrocinando um evento religioso. Já está na Justiça uma ação por mim proposta questionando tal absurdo.




Um procedimento rotineiro dele é utilizar-se de pessoas jurídicas ligadas à Igreja (Ações Sociais e Culturais, das quais os párocos são os presidentes) e até mesmo de Prefeituras, como proponentes de pedidos de subvenções e patrocínios oficiais, de modo a obter favorecimentos, sem envolver o nome da entidade que administra (Mitra), porque tem pleno conhecimento da ilicitude (inconstitucionalidade) dos negócios jurídicos feitos em benefício do culto católico. Na maioria dos casos que ataquei com ações populares, verifiquei tais práticas. 
Demagogo escolado, como a maioria dos membros da hierarquia católica, sabe, como poucos, manipular os interesses eleitoreiros de políticos inescrupulosos e fazê-los abrir os cofres da administração pública para a sua Igreja, razão pela qual o Império do Vaticano o está prestigiando.
A primeira frase abaixo destacada em vermelho é o retrato da sua verdadeira postura. a segunda é pura hipocrisia.
Ele é "ligeiro" e, se os baianos bobearem, vão levar muitas rasteiras e umbigadas. Fiquem de olho no homem. 




-=-=-=-=



Novo arcebispo de Salvador diz que Dilma tem '100 dias para mostrar a que veio'



A partir do final de março, o arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, comandará a Arquidiocese de Salvador --a mais antiga do Brasil, com 459 anos e cerca de 175 padres e 106 paróquias, segundo o Vaticano.
Prestes a ganhar o título de primaz (dado ao arcebispo da instituição pioneira), diz esperar que a presidente Dilma Rousseff "faça aquilo que prometeu no discurso de posse: que seja a presidente de todos os brasileiros".
JL Cibils-22.jan.2006/Folhapress
Arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, foi escolhido o novo primaz do Brasil





Nomeado nesta quarta-feira (12) pelo papa Bento 16, ele substituirá dom Geraldo Majella Agnelo, 77 --que renunciou em respeito ao direito canônico, com teto de 75 anos para o cargo.
Para dom Murilo, religião e política devem andar no mesmo lado da calçada sem, contudo, tropeçar uma na outra.
Ele diz não ver necessidade em lutar por uma bancada católica no Congresso. Acha legítimo, contudo, que o governo sofra pressão da Igreja, representante "de um grupo significativo [da população] que seria temerário ignorar".
Uma das marcações será em cima de Dilma, que deve governar "acima do partido político" e "em benefício de todos".
"Ela tem direito àquilo que todo governo tem: 100 dias para mostrar a que veio", disse em entrevista à Folha, por telefone.
Para dom Murilo, a presidente deve encarar de frente "desafios [que] ficam um pouco escondidos atrás do ufanismo". "O Brasil não resolveu muitos problemas. Basta olhar para os campos de educação, saúde, moradia. E não é só um presidente que vai resolver tudo."
ELEIÇÕES
O futuro primaz do Brasil criticou o acirramento de ânimos durante a campanha eleitoral, quando a discussão sobre o aborto foi inflacionada na reta final do primeiro turno.
Afirmou que não cabe a um religioso orientar votos em candidato "x" ou "y". Se for para manifestar uma posição, ele diz que o melhor é esperar pelo "consenso" na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), "para evitar uma aparente divisão".
"Prefiro que temas assim [aborto] sejam levados à assembleia. Não é o que o bispo daqui ou o bispo dali pensam. Para isso, justamente, temos a CNBB. Esperar que 300 bispos tenham o mesmo ponto de vista sobre tudo..."
Questionado sobre dom Luiz Gonzaga Bergonzini (Guarulhos), ele voltou atrás e disse que cada religioso sabe o que é melhor para sua arquidiocese.
Nas eleições, dom Luiz não poupou críticas públicas a Dilma, a quem atribuía defesa do aborto, e chegou a chamar o PT de "partido da morte" e da "mentira".
TABUS
Sobre temas espinhosos no último pleito, a visão do novo arcebispo de Salvador se alinha à de praxe na Igreja. Além do aborto, também é alvo de críticas a união homossexual, contrária "ao plano de Deus".
Dom Murilo afirmou que não seria preciso "inventar a pólvora" para condenar o matrimônio entre duas pessoas, pois "o projeto de Deus" exposto na Bíblia já descarta esse tipo de união.
Questionado sobre a competição de outras igrejas, como evangélica e espírita, mensurou que 1/3 dos católicos no Brasil, batizados mas não praticantes, são "presa fácil de qualquer nova proposta filosófica, mistica e religiosa".

MÍDIA E RELIGIÃO

Dom Murilo apontou como a maior falha da Igreja ter ficado para trás nos meios de comunicação.
Caso contrário, disse, aproveitariam um canal mais fluído com a população, sem ter "a voz sufocada" por alguns setores da mídia (não citou veículos específicos) que deturpam a imagem da instituição.
"Ter uma rádio ou TV em primeiro lugar no ibope não é importante, [...] mas diria que a Igreja está muito atrasada nesse campo."
HISTÓRICO
Com 10 livros publicados, dom Murilo é arcebispo de Florianópolis desde 2002.
Segundo a CNBB, ele tem formação em filosofia, teologia e letras. Em Roma, especializou-se em espiritualidade em Roma.
Como bispo, foi auxiliar de Florianópolis (1985-1991), bispo de Ponta Grossa, no Paraná (1991-1997) e arcebispo de Maringá, PR (1997-2002).


Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: