Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Falta de água no Fórum Central e outros problemas

O prédio do fórum Central, em Florianópolis, é um "poço de problemas"
Quando não ocorre um absurdo cheiro de bosta, que invade todo o prédio, causando engulhos a quem quer que esteja no local, é a falta d'água que impede o uso dos banheiros. A Justiça está a feder, literalmente falando.
Na semana passada (se não estou enganado na sexta-feira) tentei usar o BWC da sala de Advogados e não consegui fazê-lo, porque não havia água em todo o prédio, segundo nossa Secretária, a simpática Carmen.
A CASAN é um poço de ineficiência, exceto quando se trata de cobrar tarifas a mais do que as devidas pelos consumidores, ou de liberar verbas extras e polpudas para os seus diretores.
Assim, não se desesperem os moradores de alguns bairros onde a água falta habitualmente, porque nem no centro as pessoas estão livres da incompetência da CASAN.
Mas, a bem da verdade, a culpa não é atribuível somente à companhia. Florianópolis passa por uma verdadeira explosão habitacional, com gente vindo de todos os cantos do Planeta e não há planejamento que dê conta de atender às demandas por novas moradias e, com elas, por fornecimento de água, energia elétrica, coleta e tratamento de esgotos e de lixo, só para exemplificar.
A Municipalidade abriu mão da fiscalização mais efetiva das construções e o Município está bagunçado, apesar das diversas obras públicas feitas pelo prefeito Dário, é preciso reconhecer.
O novo prefeito e seus assessores terão árduas tarefas pela frente, até porque a Câmara de Vereadores é a primeira a bagunçar a administração, quando oficializa vielas (as famosas "servidões"), isto porque os Vereadores disputam os votos de famílias inteiras que promovem parcelamento irregular de solo, criando loteamentos que não se preocupam com a necessária infra-estrutura para os futuros moradores.
Ou se ordena a ocupação do solo, de forma vigorosa e intolerante com parcelamentos irregulares, ou voltaremos aos tempos da escravidão, em que pessoas dos mais baixos extratos sociais serão incumbidas de carregar dejetos às costas, para lançá-los no mar. A água voltará a ser colhida de poços artesianos (supridos por lençóis freáticos contaminados), consumida sem prévio tratamento e as doenças decorrentes da falta de saneamento voltarão a proliferar. Em uma palavra: CAOS!

Nenhum comentário: