Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Portugal - Igreja abriu processo ao caso dos alegados abusos no Seminário do Fundão



O Tribunal Eclesiástico começou a investigar as suspeitas que recaem sobre padre. A Diocese da Guarda vai guardar "segredo de justiça"Lei canónica é mais rigorosa do que a civil, assegura Igreja Católica PAULO PIMENTA

O bispo da Guarda, Manuel Felício, anunciou esta sexta-feira que a diocese "já iniciou o processo preliminar canónico" para apurar as suspeitas que recaem sobre o vice-reitor do Seminário do Fundão, detido por alegado abuso de menores.

O prelado disse que a diocese vai "guardar segredo de justiça" em torno deste processo, que decorre junto do Tribunal Eclesiástico, dando cumprimento às "determinações do Direito Canónico", incluindo as que foram decididas pela Conferência Episcopal Portuguesa no passado dia 19 de Abril de 2012.

"A lei canónica nesta matéria é mais rigorosa do que a lei civil no que respeita a indagar a verdade e fazer justiça na defesa das crianças inocentes", apontou.

Com o afastamento do padre Luís Campos do seminário – o sacerdote está sujeito a prisão domiciliária com pulseira electrónica –, os serviços estão a ser assegurados "pelos outros membros que já faziam parte da equipa educadora", disse Manuel Felício.

A instituição funciona com a presença de um padre director espiritual, de dois padres educadores e de três freiras.

O bispo da Guarda referiu que a questão da nomeação de um novo vice-reitor, "de momento não se coloca", uma vez que a instituição está "a funcionar normalmente".

O Seminário do Fundão é actualmente frequentado por 17 seminaristas, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, que hoje "vão para suas casas" gozar férias de Natal, adiantou fonte da diocese.

Na quinta-feira, Manuel Felício participou na festa de Natal do Colégio de Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo, que é frequentado pelos alunos seminaristas. Na homília, o prelado não falou do caso que envolve o vice-reitor, mas afirmou que a sociedade actual é "marcada pelo conflito" entre o bem e o mal. "Nós queremos escolher o bem e o bem que o seja para todos, baseado sempre na verdade e na justiça", lê-se numa nota publicada na página electrónica da Diocese da Guarda.

Sobre o caso, o bispo emérito da Guarda, António dos Santos, que ordenou o padre Luís Campos em 2001, afirmou ao Jornal de Notícias que o sacerdote está a ser vítima da sua "imprudência", adiantando que tinha tido conhecimento de que ele "se deitava com os miúdos".

Contudo, a Diocese da Guarda reagiu em comunicado, afirmando que António dos Santos se encontra ausente da região há oito anos "e que o seu estado de saúde está gravemente afectado, na opinião dos médicos que o acompanham". Por isso, esclarece, "qualquer declaração por ele já prestada ou que venha a prestar sobre os acontecimentos últimos da vida desta diocese carece de fundamento e só pode ser atribuída a boatos que possam circular".

O padre responsável pelo Seminário Menor do Fundão, de 37 anos, é suspeito de "vários crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes sobre os quais detinha funções de educação e protecção", indicou a PJ em comunicado.
Fonte: PUBLICO (Pt)

Nenhum comentário: