Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ruralistas querem lançar agrotóxicos em aviões sobre o plantio


Por Redação, com ANP - de São Paulo







A pulverização aérea de agrotóxicos é uma prática condenável, segundo a OMS

Quatro substâncias banidas napulverização aérea de agrotóxicos poderão continuar liberadas até o fim da safra 2012/13. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura pretendem publicar um ato conjunto até o fim deste mês sobre o tema, após reuniões com lideranças dos produtores rurais. Atualmente, a prática já ocorre sem grandes fiscalizações, em todo o país.

O Ibama havia proibido o uso dos princípios ativos Imidacloprido, Fipronil, Tiametoxan e Clotianidina no mês de julho. A decisão levou em conta o princípio de precaução, devido a estudos que apontam impactos nocivos ao meio ambiente.

Já em outubro, o Ibama e o Ministério da Agricultura voltaram a permitir em caráter temporário esses agrotóxicos em lavouras como de arroz, cana-de-açúcar, soja e trigo, para que fossem buscadas alternativas ao seu uso.

Ainda assim, a decisão desagradou os produtores rurais. Em entrevista ao Valor Econômico, o diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Márcio Portocarrero, disse que “alegar que quatro produtos estejam colocando em risco toda a população não é risco iminente e não pode se alegar precaução neste caso. Seriam necessários mais estudos”.

Entidades de classe dos produtores rurais pressionaram o Congresso e através da atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária convocaram duas audiências sobre a pulverizaçãoaérea para esta semana.

Fonte: CORREIO DO BRASIL

Nenhum comentário: