Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 9 de abril de 2013

Yom Hashoá



Yom Hashoá ou Dia da Lembrança do Holocausto, originalmente 15 de Nissan, do calendário hebraico. 

Refere-se também a revolta do Levante do Gueto de Varsóvia teve inídio em janeiro de 1943 e estendeu-se até 16 de maio deste mesmo ano. Durante o levante, um grupo de judeus confinados naquele espaço e chefiados pelo jovem Mordechai Anielewicz, desafiou o exército nazista, que acabou prendendo e assassinando milhares de judeus habitantes daquela área de confinamento. 

O Gueto - construído em Varsóvia, logo após a ocupação da Polônia pelo exército nazista - chegou a ter mais de 380.000 judeus, confinados em menos de 3% do espaço da cidade, onde uma dieta de 184 kcal era servida, causando morte, tifo além da determinação  de destruir a moral da, na época, ativa, cultural e pungente comunidade judaica polonesa. 

A batalha final começou em 19 de Abril, na noite da Páscoa judaica e terminou a 16 de Maio. Os alemães eram comandados por Jürgen Stroop, das SS e um conjunto de fotografias, incluindo esta aqui reproduzida, fazem parte do seu relatório sobre a ocorrência a Heinrich Himmler em Maio de 1943.

Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: