quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Casal aborta gêmeos e luta na Justiça para escolher sexo de bebê


Inseminação artificial
Casal quer escolher sexo de bebê em inseminação artificial

Um casal australiano desesperado para ter uma filha entrou na Justiça local com um pedido para poder escolher o sexo de um bebê gerado por inseminação artificial.
O casal, que já tem três filhos homens, chegou a abortar uma gravidez de gêmeos, gerada também por inseminação artificial, ao descobrir que os dois bebês eram do sexo masculino.
Eles tiveram uma filha que morreu pouco após o nascimento e dizem que querem ter a oportunidade que lhes foi negada pelo acontecimento trágico.
As leis do Estado australiano de Victoria proíbem a escolha do sexo da criança em inseminações artificiais.
Assim como no Brasil, a legislação local somente permite a escolha do sexo do bebê em caso de riscos graves associados à transmissão de doenças genéticas associadas a um determinado sexo.
Pedido rejeitado
O casal australiano decidiu recorrer ao Tribunal Civil e Administrativo de Victoria após ter tido um pedido rejeitado por um painel independente, ligado ao Ministério da Saúde, para decidir sobre questões de ética médica.
A Justiça já decidiu que tem o poder de alterar, se necessário, a decisão do painel, mas deverá julgar o pedido do casal somente em março.
Em declarações publicadas pelo diário australiano The Herald Sun, o casal, que prefere se manter no anonimato, afirmou que a decisão de terminar a gestação dos gêmeos foi traumática, mas que eles não se arrependem porque não podem continuar tendo um número ilimitado de filhos até conseguir gerar uma menina.
A mulher, na faixa dos 30 e poucos anos, admitiu ter ficado obcecada com o desejo de ter uma menina e disse que isso se tornou necessário para a manutenção de sua saúde psicológica.
O Ministério da Saúde australiano confirmou o caso à BBC Brasil, mas não deu mais detalhes.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário