Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

História dos Judeus em Portugal



Em meados do século XIX, quando os arquivos do Santo Ofício da Inquisição em Portugal ainda permaneciam secretos, e Alexandre Herculano apenas iniciava a desmascarar as 'negociatas' do monarca, D. João III, com o Vaticano, um rabino alemão se lançou numa aventura surpreendente devastar a história dos judeus em Portugal, desde a formação da monarquia portuguesa até o século XIX. 

Esta obra retrata a longa trajetória dos judeus sefaradim, da tolerância à catástrofe final, que foi a sua conversão forçada à religião cristã

Os conhecimentos que Meyer Kayserling revela sobre o funcionamento do Tribunal do 'Santo' Ofício da Inquisição, sobre o drama vivido pelos convertidos, as 'manobras' financeiras dos monarcas portugueses com o Papa e com os mercadores e homens de negócios, sobre o êxodo e as peregrinações dos judeus, sem solo, sem pátria, sem identidade, e o silêncio do mundo ante os festivos autos-de- vêm descritos com conhecimento bibliográfico. 

Esta segunda edição da obra de Meyer Kayserling sai ampliada de notas, ilustrações e de uma bibliografia atualizada.

Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: