quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DOMINAÇÃO DA CULTURA GAUCHESCA

Não há como desconhecer que SC não possui, ou pelo menos pouco vivencia, cultura própria.
Ocorreu, nas últimas décadas, um crescimento exponencial da presença e influência da cultura gaúcha, a começar pela presença de incontáveis CTGs e piquetes que cultuam o tradicionalismo.

Ontem mesmo, numa reunião de amigos, dois episódios reafirmaram a influência dos pampas em nossa Ilha. Uma homenagem (entrega de um "diploma") a um cidadão que incentiva o conhecimento do Brasil a cavalo, tendo ele  visível engajamento na divulgação da cultura do Estado vizinho e a declamação de uma "pajada"  de autoria de Jayme Caetano Braun, por um catarinense

Junto com a influência da cultura campesina do Rio Grande, estamos a ser invadidos - ainda bem - pelo espírito de luta do povo dos pampas. O crescimento da consciência de cidadania é público e notório, a partir da migração da gauchada para cá. 

Pode ter sido coincidência com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, mas penso que a presença é também óbvia ainda nos cargos públicos, no comércio e em setores da prestação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário