Yuwen Wu
BBC China
Morte do bebê gerou inúmeras mensagens indignadas na internet na China
O caso de um bebê de dois meses morto durante um roubo de carro gerou indignação e revolta na China.
Na segunda-feira, um homem levou um carro estacionado em frente a uma loja na cidade de Changchun, província de Jilin (norte da China).
Segundo a polícia da província, o homem identificado como Zhou Xijun percebeu que havia um bebê no banco de trás durante a fuga e então estrangulou a criança e enterrou o corpo na neve.
Xijun se entregou na terça-feira depois de uma caçada que envolveu 3,5 mil policiais.
A divulgação da notícia da morte do bebê, depois da prisão de Xijun, gerou grande repercussão na imprensa e redes sociais da China, ameaçando até ofuscar a cobertura da reunião anual do Congresso Nacional do Povo, o mais alto órgão legislativo do país.
O tópico gerou cerca de 3 milhões de clicks no Tencent Weibo e mais de 400 mil clicks no Sina Weibo, equivalentes chineses ao Twitter.
"Durma bem, bebê Haobo, você ainda nem era grande o bastante para ver (sua) primeira primavera... mas a pessoa que o machucou será punida e vamos tentar transformar o mundo que você pouco conheceu em um lugar melhor", afirmava a mensagem na conta oficial do jornal People's Daily no Sina Weibo.
Outros posts lamentaram o que afirmam ser o fim de uma sociedade segura e mais cuidadosa.
"No que este mundo se transformou? Como a humanidade conseguiu afundar tanto?", questionou um usuário do Sina.
Pena de morte
Alguns chegaram a pedir pena de morte para Zhou Xijun e outros culparam os pais por não cuidarem da criança.
O pai da criança, dono da loja de onde o carro foi levado, teria deixado a porta do veículo aberta e a chave na ignição para que ele pudesse acender o fogo dentro do local antes de entrar com o bebê.
De acordo com informações da imprensa local, a mãe do bebê precisou ser levada para um hospital depois de receber a notícia da morte.
A morte do bebê também gerou críticas a uma concessionária de carros da marca Buick.
A concessionária, que fica na província vizinha de Liaoning, usou a conta no Sina Weibo para afirmar que seus C possuem um sistema de GPS que "permite o travamento de um veículo roubado a qualquer momento e em qualquer lugar. Por que não comprar um Buick completamente seguro?".
O anúncio da concessionária usava uma foto do bebê morto, junto com duas fotos dos novos carros da concessionária.
A propaganda gerou críticas ferozes e um começo de boicote à marca. Um dos internautas afirmou que a concessionária estava "se aproveitando da trágica morte do bebê".
A concessionária já pediu desculpas, afirmou a propaganda foi totalmente inoportuna e lamenta profundamente a "dor causada à família das vítimas e à sociedade".
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