Izidoro Azevedo dos Santos (Herbert)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Serviço secreto do Canadá fazia espionagem do ministério de Minas e Energia do Brasil



© Flickr.com/Andre Maceira/cc-by-nc-sa 3.0



O Canadá praticava juntamente com os EUA a espionagem contra a direção do ministério de minas e energia do Brasil. Este desmascaramento foi feito pela companhia de televisão brasileira Globo. Na reportagem, transmitida no quadro do programa Fantástico, foram apresentados documentos que revelam que o Centro Canadense de Segurança de Comunicacoes monitorava juntamente com os americanos os telefonemas e a correspondência eletrônica da direção deste ministério brasileiro.


Segundo foi prometido anteriormente, Edward Snowden e Glenn Greenwald continuam a publicar documentos secretos que lançam luz sobre a espionagem eletrônica, promovida pela Agência de Segurança Nacional dos EUA. Agora a eles aderiram os colegas do Canadá. A sua atividade conjunta permitiu criar o programa de computador especializado Olympia, que, textualmente, monitorava todo o sistema de comunicação do Ministério de Minas e Energia do Brasil. Ficou ameaçado todo o arquivo de dados sobre os recursos energéticos do Brasil. E isso se deu embora o mencionado ministério possua o sistema mais potente de proteção dos seus servidores.

A espionagem "visava evidentemente objetivos econômicos", porquanto o Ministério de Minas e Energia do Brasil lida com a informação confidencial de caráter estratégico que diz respeito a recursos naturais e à sua exploração, - constata-se na reportagem televisionada da Globo. A categoria de dados secretos inclui muitas informações sobre as licitações internacionais para a exploração de jazidas de petróleo e de outros minérios.

Mas o que é o Canadá tem a ver com tudo isso? - talvez perguntem alguns dos nossos ouvintes. A resposta é simples. O Canadá ocupa posições de liderança na exploração de minérios praticamente no mundo inteiro. 75% das maiores companhias mineiras são propriedade do Canadá. E o Brasil é considerado sério concorrente no mercado energético. Compreende-se a razão que fez os serviços secretos do Canadá cooperar com a Agência de Segurança Nacional dos EUA.

O especialista em segurança informativa Paulo Pagliusi está abalado com a profundidade de penetração de espiões eletrônicos.

"Eu fiquei assombrado com o potencial, o poderio das ferramentas utilizadas. O Ministério de Minas e Energia foi totalmente dissecado".

O ministro de minas e energia do Brasil Edison Lobão não pôde conter os sentimentos de repulsa e de indignação com a espionagem praticada contra os seus colegas brasileiros por canadenses, considerados até agora parceiros perfeitamente leais.

"A invasão dos sistemas de comunicação e de armazenamento de dados do Ministério de Minas e Energia é grave, na medida em que sugere a tentativa de obtenção de informações estratégicas relacionadas com as áreas de atribuição da pasta, e merece o nosso repúdio. (...) A presidenta Dilma Rousseff já manifestou, com clareza, a indignação do seu governo e de todo o povo brasileiro com a espionagem praticada contra o Brasil. Trata-se de uma prática que fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre os países."

Convém apontar mais uma vez que os alvos da espionagem eram não somente a chefe do Brasil mas também a maior companhia brasileira Petrobras. O canal de televisão Globo ressalta à parte que parte este fim foram utilizados os canais de comunicação do Ministério de minas e de energia. Foram violados as chaves criptográficas complicadíssimas dos servidores do Ministério de energia. E embora o conteúdo dos documentos não fosse revelado, pode-se afirmar que os agentes americanos e canadenses conhecem todos os funcionários públicos que travaram conversações, os locais e os temas destas negociações. Além disso, os documentos interceptados contêm instruções para as ulteriores operações dos oficiais da Agência Nacional de Segurança e da sua filial canadense.

As reportagens do Fantástico põem a nu coisas realmente fantásticas – países, tidos como parceiros estratégicos, tornam-se, de repente, inimigos secretos ou espiões. Agora o Brasil tem mais um inimigo, - situado bem longe no norte, no Canadá.
Vyacheslav Ossipov
Brasil, Canadá, espionagem, Escândalos de espionagem, Internacional
  • Recomendar:
Comentários 
  • Anti-PTAnti-PT, Ontem, 17:59#
    É nisso que dá... investimento em segurança, cade? ABIN serve pra alguma coisa mesmo?
  • VULCAOVULCAO, Ontem, 19:20#
    Brasil tem que compra os caças da Russia imediatamente !!! pois estamos muito desprotegido !!! Temos que para de fica pedindo autorização dos ( USA ) pra tudo que vamos fazer !!! ( USA ) e o PAIS amigo que muitos defendem !!!
  • Anti-PTAnti-PT, Ontem, 20:30#
    Se os EUA nos ofereçe tecnologia muitas vezes, podemos dizer assim, ultrapassadas, devemos sim comprar equipamento Russo... Mas, me refiro também a tecnologia de segurança digital... Grande parte da nossa infraestrutura depende de outros países... Isso chega a ser ridículo...
  • Anti-PTAnti-PT, Ontem, 20:31#
    Mas deixo aqui meu esclarecimento.. Eu não sou anti americano... mas o que é certo, é certo... o Brasil muitas vezes parece uma prostituta internacional...
  • Adriano PiresAdriano Pires, Ontem, 22:25#
    BRASIL E SUA "INOCÊNCIA" POLÍTICA!!!
  • Jefferson GoisJefferson Gois, Ontem, 23:54#
    Acordem o governo brasileiro! Estamos em GUERRA. Estão esperando mais o que? Um bombardeio em nosso território. As comunicações do Brasil estão comprometidas, isto é pouca coisa?
  • Edgar RooftrellenEdgar Rooftrellen, Hoje, 0:15#
    Não se enganem, Russia, China e ate o Brasil espionam outros paises, então, qual a novidade ? A novidade é que os comunistalhas brasileiros estão enfrentando os socialistalhas fabianos americanos, so isto.

  • Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_10_07/servico-secreto-do-canada-fazia-espionagem-do-ministerio-de-minas-e-energia-do-brasil-9963/

I.A.S. às 07:44

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Perfil

I.A.S.
Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.