terça-feira, 14 de janeiro de 2014

“Judeus indígenas” são impedidos de imigrar para Israel

Após 5 anos de estudo, descentes de judeus resgatam direito à cidadania

por Jarbas Aragão

A Agência Judaica e o Movimento Conservador (Masorti) denunciaram que o governo de Israel está impedindo que um grupo de 284 indígenas peruanos convertidos ao judaísmo imigre para a Terra Santa.

Conhecidos como “Judeus do Amazonas”, eles são da cidade peruana de Iquitos, localizada na região amazônica. Após cumpriram todos os passos para a conversão continuam aguardando autorização para imigrar há vinte meses.

O rabino Andrew Sacks, membro do Movimento Conservador e diretor da Assembleia Rabínica de Israel explica que os peruanos são descendentes de judeus de origem marroquina que foram para o Amazonas no século XIX. Após cinco anos de estudos sobre o judaísmo, eles se submeteram à mediação de um tribunal rabínico do movimento Masorti em agosto de 2011.

Como a lei judaica garante o direito de uma pessoa obter passaporte israelense após nove meses da conversão eles fizeram os encaminhamentos. Contudo, o Ministério do Interior de Israel pode estar impedindo sua entrada no país por preconceito.

Fonte: GOSPEL PRIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário