quinta-feira, 4 de setembro de 2014

EQUIDEOCULTURA - Cavalo de jaraguaense e joinvilenses vence o torneio Freio de Ouro no Rio Grande do Sul


Prova ocorreu no último final de semana na 37ª Expointer, em Esteio

Apresentação de Destaque da Maior na Expointer, em Esteio (RS)
Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Chayenne Cardoso



Pela primeira vez, Santa Catarina consagrou-se campeã na maior prova da raça crioula de cavalos, o Freio de Ouro da 37ª Expointer, em Esteio (RS). O cavalo Destaque da Maior desbancou o favoritismo do seu irmão Cadejo e levou o primeiro lugar entre os machos.

São quatro dias de provas, em que são analisadas as partes morfológicas e as habilidades do cavalo e do ginete – o cavalheiro. Testa-se a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem, que formam a funcionalidade do cavalo crioulo.

– A maior nota do Destaque foi sua funcionalidade – diz um dos proprietários do animal da Cabanha Villa Verde, Diego Bogo.

O primeiro dono foi Luciano Ghisleri, que decidiu dividir a posse do cavalo assim que percebeu o potencial para competição e os investimentos necessários. Foi feito um convênio entre quatro cabanhas: Herança Infinita (Joinville), Villa Verde (Jaraguá do Sul), Colinas da Serra (Joinville) e SJ (São Lourenço do Sul/RS).

Segundo Bogo, o cavalo foi comprado há três anos e por ser filho de um multicampeão, apostaram alto nele. Destaque tem um custo de vida caro, pois é tratado com alimentação especial e balanceada. Também tem um acompanhamento veterinário periódico e cuidados especiais diários.

– O ginete César Augusto Freire é contratado para trabalhar direto com o cavalo no Rio Grande do Sul. Em 2012 e 2013, Destaque ficou em quarto lugar no Freio de Ouro com o mesmo montador – afirma Bogo.

Outro proprietário, Luciano Ghisleri, justifica o prêmio, devido ao amadurecimento do cavalo. Com sete anos de idade, ele é considerado adulto e está pronto para a reprodução.

Depois da competição, o cavalo permaneceu no RS e deve fornecer material que será usado para reprodução em 120 éguas. A volta a Joinville ocorre em quatro meses. Em Jaraguá, na Villa Verde, Destaque será pai de cerca de 40 potros. Destaque valia R$ 2 milhões e, com a vitória, hoje vale R$ 5 milhões.

* Colaborou Luiza Martin

Fonte: DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário