Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

FUNDOS DA UE PARA O MAPEAMENTO DE CEMITÉRIOS JUDAICOS NA EUROPA ORIENTAL




 

União Européia concedeu à Iniciativa de Cemitérios Judaicos Europeus (ESJF) uma subvenção de 800.000 euros para mapear e pesquisar pelo menos 1.500 cemitérios judaicos em países do Leste Europeu cujas comunidades foram dizimadas no Holocausto. O projeto, que irá mapear e pesquisar cemitérios na Grécia, Moldávia, Eslováquia, Lituânia e Ucrânia, está programado para começar a funcionar em janeiro. Os drones de engenharia pesquisarão e fotografarão os locais do ar. Posteriormente, uma pesquisa histórica aprofundada escaneará registros seculares em vários países e idiomas. Depois de muitos casos de destruição deliberada dos cemitérios pelos nazistas, soviéticos e outros elementos hostis ao povo judeu, o projeto tornou-se um caso um tanto urgente, dando lugar ao financiamento da UE. "A aniquilação virtual da população judaica em muitos países significou que cemitérios abandonados e negligenciados são muitas vezes o único testemunho de uma presença judaica", disse Michel Magnier, diretor da Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Européia. "Preservar - e sempre que possível restaurar e manter - a identidade espiritual e o significado desses cemitérios é parte de nossa responsabilidade comum em relação à história e ao patrimônio cultural da Europa." “Hoje, há muitas ameaças diferentes a esses cemitérios devido à deterioração, vandalismo e antissemitismo”, disse o Rabino Isaac Schapira, Fundador e Presidente do Conselho ESJF. “Mas também onde eles estão ameaçados por razões financeiras e ampliando as leis locais de planejamento da cidade. Esta é talvez a última chance de encontrar e proteger os túmulos de nossos antepassados judeus e patrimônio judaico em partes da Europa sem uma presença judaica existente", acrescentou Schapira. "Hoje, mais de 20 cemitérios judeus na Grécia precisam de restauração para serem salvos e preservados como os remanescentes de talvez a mais antiga comunidade judaica na Europa que remonta ao século 3 AC", disse David Saltiel, presidente do Conselho Central das Comunidades Judaicas na Grécia. A ESJF tem trabalhado na restauração de cemitérios judaicos por um bom tempo. Agora, em novembro, eles restauraram um cemitério de 400 anos na Ucrânia. O cemitério continha aproximadamente 2.000 lápides que datam da década de 1590. Depois de ser muito negligenciado e abandonado, o cemitério foi restaurado e tinha uma parede e uma cerca construídas em torno dele para proteção. O projeto, como muitos outros da ESJF, foi financiado pelo governo alemão.

www.ruajudaica.com

Nenhum comentário: