sábado, 23 de janeiro de 2021

Pensando na cultura portuguesa na Ilha de SC e outros municípios litorâneos

Mais do que construir um mundo para o turismo, é necessário construir um mundo em que o turismo também tenha o seu lugar, mantendo vivo o que de mais genuíno possuímos (…) Lopes, S. A. (1999).

Fonte: http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/4008/1/Na%20rota%20dos%20Judeus%20uma%20an%C3%A1lise%20hist%C3%B3rica%20e%20potencialidades.pdf

Penso que a nossa região, dê tendência cosmopolita, abriu mão, açodadamente e em grau comprometedor, dos costumes, tradições e características originarias, decorrentes da influência lusitana.

Por lei atávica, levamos a louvar o que é estranho, desmerecendo aquilo que dentre nós é nascido e praticado, cheio de pujança e merecedor de todos os encômios. O trecho em itálico foi reproduzido por MARIA CRISTINA SCOMAZZON e outros , autor da História Natural da Ilha de Santa Catarina  (Edit. INSULAR, Fpolis/2017, p. 21). O autor do mesmo trecho transcrito teria acentuado, ainda que tal   desdém é  nascido da ignorância (...). 

Diante de tal constatação, que me parece irrefutável, precisamos encetar a implementação de política pública de recuperação do açorianismo, sem que isso venha a implicar em xenofobia, em aversão, a outras culturas, obviamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário