Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 4 de abril de 2021

SOBRE OVOS (BETSÁ)



- Francisco informou-se de que os indígenas não sabiam, antes da conquista espanhola, que os ovos eram comestíveis e ainda resistiam a ingeri-los. - MARCOS AGUINIS - A saga do marrano - Editora Palíndromo Ltda/SP/2005, p. 205.
 
Da mesma obra, p. 370: 
- (...) ovos duros sem sal, porque o ovo é o símbolo da vida. 

Ainda de autoria de AGUINIS (obra citada, p. 382): (...) o ovo duro: simboliza o girar da vida e a resistência do povo judeu, porque, quanto mais é cozido, mais endurece; mas o ovo é também um elemento de luto: comemos ovos depois de enterrar um ser querido e agora o fazemos pelos egípcios que morreram afogados no Mar Vermelho; indiretamente, foram protagonistas da nossa epopéia. Os judeus, desta forma, recordamos que não se deve odiar nem aos nossos inimigos, porque todos os homens são a imagem de D´us.

- Ver ALAN UNTERMAN - Dicionário Judaico de Lendas e Tradições - Jorge Zahar Editor/RJ/1992, p. 199: Em hebraico “betsá” (...) 

Nenhum comentário: