domingo, 15 de janeiro de 2012

Israel recrutou no Irã se fazendo passar por CIA, diz revista



Israel recrutou militantes da Jundallah, uma organização sunita paquistanesa que comete atentados no Irã, se fazendo passar pela CIA, a agência americana de inteligência, segundo afirmou nesta sexta-feira a revista Foreign Policy. 

A operação foi descoberta por Washington em 2007 e irritou profundamente o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush (2001-2009). A CIA descobriu que os agentes do Mossad, o serviço secreto israelense, realizaram atividades de recrutamento de membros do Jundallah, especialmente em Londres, se fazendo passar por agentes americanos. 

A Jundallah (Exército de Deus) é uma organização sunita extremista que combate os xiitas e tem por base a província paquistanesa do Baluchistão. 

As atividades do Mossad poderiam ter comprometido a frágil relação dos Estados Unidos com o Paquistão - oficialmente um aliado de Washington na luta contra a Al-Qaeda -, que foi pressionado pelo Irã para tomar medidas contra a Jundallah, destaca a Foreign Policy. "Foi algo estúpido e perigoso. Acreditamos que Israel trabalha conosco e não contra nós. 

Se querem derramar sangue, que seja por sua conta", disse um agente americano citado pela revista.
 
Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário