Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ALIMENTOS COM SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA (DIOXINA), NA ALEMANHA - E AQUI? HAVERÁ UM CONTROLE SÉRIO DE TAL SUBSTÂNCIA?

Autoridades detectam dioxina em ovos e carne de aves

Parte dos ovos contaminados já chegaram ao consumidor
 Parte dos ovos contaminados já chegaram ao consumidor

Escândalo na Alemanha é desencadeado por detecção de dioxina em ovos provenientes de mais de mil propriedades agrícolas no estado da Baixa Saxônia. Investigações deverão se estender por várias semanas.


A razão do fechamento de inúmeros  estabelecimentos alemães foi a detecção da substância tóxica dioxina em ração animal, que teria sido vendida para todo o país. Não se sabe ao certo como o produto foi contaminado pela dioxina. A contaminação atinge não apenas granjas e produção de ovos, mas também de aves e carne de porco. A dioxina é uma substância nociva e cancerígena.

No estômago do consumidor

Na análise de 34 amostras de ovos, as autoridades sanitárias encontraram dioxina em 18. Não se sabe ainda, contudo, ao certo o volume de produtos contaminados com dioxina espalhados pelo mercado no país. Boa parte dos ovos contaminados já devem ter sido vendidos e consumidos. Representantes da indústria alimentícia e do varejo tentam tirar os produtos posivelmente contaminados de circulação.
Agricultores do país temem as consequências do escândalo.  O presidente da Confederação dos Agricultores afirmou que os responsáveis pela contaminação da ração animal deveriam assumir a responsabilidade do problema por completo e de imediato. No entanto, disse ele, é preciso evitar que proibições de comercialização de produtos ameaçem a subsistência dos agricultores.
Os produtos contaminados encontram-se em vários estados do país. Somente na Baixa Saxônia as autoridades fecharam em torno de mil estabelecimentos agrícolas. Na Renânia do Norte-Vestfália, foram preventivamente sacrificadas oito mil aves.
SV/dpa/ap

Fonte: DEUTSCHE WELLE

Nenhum comentário: