Vidas de consumidores brasileiros importam, ou não?
E EU PENSAVA QUE A MONTADORA É UMA EMPRESA RESPEITÁVEL E RESPONSÁVEL, PELO CONCEITO DE QUE DESFRUTAM SEUS PRODUTOS MUNDO AFORA.
Detalhe relevante: não é a primeira ocorrência envolvendo ao produto, tanto que cogita-se de uma substituição da peça defeituosa desde 2019, pelo menos. O descaso e desrespeito com o consumidor brasileiro é notório.
Curiosamente, quando pensei em trocar de carro, sempre me senti atraido pelo Ethios. Agora...
Os diretores da empresa, que não desconheciam o defeito do veículo e não implementaram a substituição da peça defeituosa (recall) pendente desde 2019, segundo a notícia, precisam responder civil e criminalmente pelos danos causados aos consumidores, mas principalmente pelas mortes comprovadamente decorrentes do defeito.
Duvido que no Japão, nos EUA e noutros países, menos tolerantes com absurdos do gênero, os empresários já não tivessem adotado as medidas necessárias para corrigir o problema.
Pau neles. É preciso aplicar o rigor da lei, para que o caso gere efeitos pedagógicos e não se repita com outros produtos da indústria automobilística.
COMO SE NÃO BASTASSEM OS PREÇOS ABUSIVOS QUE SÃO PRATICADOS NO MERCADO BRASILEIRO, EM COMPARAÇÃO COM OS DE OUTROS PAÍSES, AINDA CONTINUAREMOS A NOS SUBMETER AO DESCASO (NEGLIGÊNCIA, FORMA ÓBVIA DE CULPA - GANÂNCIA -, QUE, NA ESPÉCIE, É MAIS QUE DOLO) E À IRRESPONSABILIDADE?
Finalmente, cumpre ressaltar que o deflagrador defeituoso não foi usado somente no modelo Ethios, mas também noutros da mesma empresa. Isto fortalece a acusação de dolo (diferente de mera culpa) industrial/comercial manejável contra a famosa montadora multinacional.
-=-=-=
Quem é mulher que morreu com perfuração na artéria em acidente com peça de airbag
Acidente aconteceu na terça-feira (1º), no Distrito Federal; Marcela Gonçalves Feitosa de Melo, de 37 anos, morreu após ter perfuração na cervical
LAURA MACHADO,FLORIANÓPOLIS02/10/2024 ÀS 16H13 -
Uma mulher, de 37 anos, morreu na terça-feira (1º) após ser atingida por uma peça compatível com sistemas de airbags. O caso aconteceu em frente ao Terminal Rodoviário do Cruzeiro, no Distrito Federal.
Marcela de Melo morreu após acidente na terça-feira (1º) – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND
Quem é mulher que morreu em acidente com peça de airbag
Marcela Gonçalves Feitosa de Melo, de 37 anos, era natural do município de Inhuma, no estado do Piauí, mas morava em Taguatinga e atuava como assistente social no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). As informações são do Correio Braziliense.
A vítima dirigia um carro modelo Toyota Etios SD XS, quando bateu na traseira de outro carro na Avenida das Jaqueiras. Em nota enviada ao ND Mais, a Toyota lamentou a morte de Marcela e afirmou que o veículo “se encontra com campanha de recall pendente desde 2019” (leia o posicionamento na íntegra mais abaixo).
Recall é o chamado feito pelas fabricantes de veículos aos proprietários quando são identificados defeitos em modelos produzidos que podem ocasionar acidentes ou afetar o desempenho do automóvel.
Marcela era natural do estado do Piauí – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND
Nesta quarta-feira (2), o titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil do Cruzeiro, responsável pelas investigações, afirmou que o laudo preliminar aponta que a assistente social morreu após um projétil atingir a região cervical dela e perfurar uma artéria.
A peça, chamada de ‘espoleta’, é característica em airbags e responsável por acionar o balão durante o impacto. O laudo pericial definitivo deve sair em até 30 dias, conforme a Polícia Civil.
Peça perfurou região cervical da vítima após acionamento do airbag – Foto: PCDF/Divulgação/via Correio Braziliense/Reprodução/ND
“Apesar da peça ser muito semelhante a um projétil de arma de fogo, essa possibilidade já foi descartada”, contou o delegado Victor Dan.
Veja a nota da empresa fabricante do veículo na íntegra:
“A Toyota se solidariza com a família da vítima e lamenta o ocorrido. Com relação ao veículo, informa que se encontra com campanha de recall pendente desde 2019. Para que a Toyota possa fornecer maiores informações, será necessária perícia técnica.
Aproveitamos para pedir aos proprietários que verifiquem se os seus veículos estão envolvidos na campanha de recall pelo site, pelo Toyota Assistência 24 horas no telefone 0800 703 0206 ou diretamente com o concessionário mais próximo.
Caso o veículo esteja envolvido na campanha de recall, pedimos que o proprietário entre em contato com a Rede de Concessionárias Toyota para realizar o agendamento. O serviço consiste na substituição do deflagrador da bolsa do airbag, tem duração estimada de até 1 hora e é realizado de forma gratuita”, diz a Toyota, em comunicado oficial.
*Com informações do Correio Braziliense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário