POR REUTERS
Sede da Fiat em Londres: investigação encontrou indício de fraude - Chris Ratcliffe / Bloomberg
FRANKFURT — Um inquérito conduzido na Alemanha mostrou que, assim como a Volkswagen, a Fiat também pode ter usado um software para fraudar testes de emissões de poluentes em seus veículos. Segundo o jornal alemão “Bild am Sonntag”, as autoridades registraram níveis irregulares de poluentes em modelos da montadora italiana, em testes mais longos que os normalmente realizados.
De acordo com a reportagem do “Bild”, a Autoridade Federal de Transporte Motorizado (KBA, na sigla em alemão), responsável pelos trabalhos, identificou que um sistema de tratamento de emissões em um modelo não especificado da Fiat era desacelerado após 22 minutos. Como um teste de poluentes dura cerca de 20 minutos, a agência afirma que há indício de que a montadora possa estar usando um dispositivo para disfarçar suas emissões para passar nos exames.
A Fiat foi procurada pela agência Reuters na Itália, mas informou que não comentaria o assunto.
As investigações ocorre em meio ao estado de alerta em que o setor encontra, desde que o escândalo das emissões foi deflagrado, no ano passado. Até agora, a Volkswagen é a única montadora que admitiu ter usado dispositivos para fraudar os exames. Mas outras fabricantes — como Porche, Opel, Audi e Mercedes — já realizaram recalls de 630 mil veículos para trabalhar em seus motores a diesel e no software dos modelos.
Recentemente, montadoras admitem usar um mecanismo conhecido como “janela térmica”. O termo se refere ao tempo no qual fabricantes podem desacelerar o sistema de controle de emissões para proteger o motor de condensação e outros danos. Ainda não está claro se esse era o caso do modelo da Fiat testado pela KBA.
Fonte: http://oglobo.globo.com/
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