Ratones, distrito da Capital de SC, desde 1936, por obra de Aristiliano Ramos, integrava o distrito de Santo Antônio de Lisboa, um das mais antigas povoações da Ilha de SC.
No governo do interventor Nereu Ramos (que se dizia "pedreiro livre", isto é, maçon e ao mesmo tempo mimava os padres, por interesse eleitoreiro) foram mudadas as denominações de diversos municípios e distritos que os compunham, aqui no nosso Estado. Dentre eles, Santo Antônio, que passou a ser chamado, oficialmente (por decreto), RERITUBA, palavra que diziam de origem tupi-guarani, cujo significado seria "fartura de ostras".
Em publicações de história de outros estados, já li que LERITIBA é significa o mesmo que RERITUBA.
Essas informações usei para chegar a outra, que acho bastante curiosa. Na obra intitulada História Natural da Ilha de Santa Catarina, de autoria de MARLI CRISTINA SCOMAZZON, JEFF FRANCO e DANIEL DE BARCELLOS FALKENBERG, publicada pela Editora Insular, Florianópolis-SC/2017, no prefácio assinado por ALICE DA CRUZ LIMA GERLACH (Biológa), lê-se que um tal Frei Agostinho de Santa Maria (1722) falou sobre a existência de ostras gigantes que serviam de bacia para lavar os pés do Bispo.
A referência feita pela aludida bióloga provocou em mim grande curiosidade e irei procurar a obra do mencionado Frei na rede. Tomara que a encontre. Deve ser bastante interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário