EFEHavana
EFE/Alejandro Ernesto
Menéame
Cuba quer construir o maior complexo turístico de golfe da América Latina, com uma extensão total de 3.700 hectares na província de Pinar del Río e um investimento previsto de 1 bilhão de euros nos sete primeiros anos.
Situado na paradisíaca região litorânea de Punta Colorada, a 170 quilômetros de Havana, o megaprojeto prevê a construção de dois campos de golfe com 18 buracos, um deles com a singularidade de ser o único no mundo com um buraco no mar, revela o jornal estatal cubano "Granma".
O Punta Colorada Cuba Golfe Marina terá 1.250 quartos em três hotéis, mais de 1.700 unidades entre vilas, apartamentos e bangalôs, e uma marina com capacidade para receber 300 barcos, tudo gerido pela parceria público-privada entre a estatal Cubagolf e pelo grupo espanhol La Playa Golfe & Resorts.
O presidente de Punta Colorida, Jaume Roma, anunciou que serão construídas, além disso, um centro de alto rendimento esportivo para treinar futebol, tênis, beisebol e vela, aproveitando o clima da ilha, onde há sol e tempo bom quase o ano todo.
Espera-se que o complexo hoteleiro de luxo esteja pronto em 25 anos. Serão várias etapas de construção. A primeira delas deve gerar 3.100 empregos.
O diretor de Cubagolf, Raudel García, afirmou que a maioria dos alimentos e outros produtos usados no complexo serão comprados da região de Pinar del Río e regiões próximas, o que auxiliará o desenvolvimento da agricultura e de outras atividades.
Junto ao Punta Colorada Golfe & Marina também está sendo construída em Pinar del Río outro campo de golfe.
A Cuba pretende ter 27 campos para a prática desse esporte, passando a integrar os principais circuitos internacionais.
A prática e as atrações turísticas associadas ao golfe movimentam um público de 40 milhões de pessoas. Por esse motivo, explicou García, o país quer se integrar a esse mercado.
O diretor cubano afirmou que Punta Colorada é um dos 13 projetos imobiliários em desenvolvimento em Cuba. O "boom" turístico coincide com a reaproximação com os Estados Unidos, durante o governo de Barack Obama. Com isso, o país pretende superar neste ano o recorde de 4,7 milhões de turistas do ano anterior.
Atualmente, está em execução em Cuba o projeto Bello Monte, um hotel de luxo a 30 quilômetros de Havana, uma parceria entre as empresas Cubagolf e a chinesa Beijing Enterprises Holdings Limited.
No leste da província de Matanzas, a Carbonera S.A, uma empresa criada entre o governo da ilha e a companhia britânica Essencia Hotel and Resorts, está erguendo um complexo de mais de 1.000 casas, um hotel com mais de 100 quartos e um campo de golfe.
Fonte: https://www.efe.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário