Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de junho de 2021

Inseticidas tóxicos são usados ilegalmente na alimentação de gado em Goiás

Criadores estão usando inseticidas para sal e ração do gado. A polícia investiga o caso

28 de junho de 2021, 08:55 h Atualizado em 28 de junho de 2021, 09:21
(Foto: Reprodução (Youtube))
 
247 - Inseticidas considerados extremamente tóxicos estão sendo vendidos e utilizados de forma ilegal na alimentação de bovinos em Goiás. Criadores estão usando os produtos Dimilin, TrulyMax e Copa, todos com o princípio ativo diflubenzurom, para sal e ração do gado. Foi o que apontaram vídeo e áudio publicados pelo site Metrópoles. A Polícia Civil de Goiás investiga o caso.

Os agrotóxicos têm uso autorizado somente, por meio de pulverização, na agricultura, para controlar larvas e pragas.

O objetivo da utilização irregular seria o combate à chamada “mosca-do-chifre”. O parasita ataca os animais em locais de difícil alcance e suga o sangue dos animais. Porém a ingestão dessas substâncias pode prejudicar a saúde do animal e contaminar produtos que ele gera, como o leite e a carne.

Em agosto de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a reclassificação toxicológica dos agrotóxicos no Brasil. De 702, 43 continuaram na categoria de extremamente tóxicos, a mais grave. O Dimilin e o TrulyMax seguiram nesse grupo.

Em uma das gravações, um vendedor ironizou a presença do símbolo de veneno na embalagem e disse: "esse veneno [que o povo fala] é só balela. Se não, eu não vendo o remédio".

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) reforçou que um produto sem o "registro para uso agrícola não deve ser aplicado para uso animal, ainda mais se tratando de ingestão".

Fonte: https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/inseticidas-toxicos-sao-usados-ilegalmente-na-alimentacao-de-gado-em-goias

Nenhum comentário: