Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 9 de outubro de 2023

SECA NA AMAZÔNIA, CHUVAS EM EXCESSO NO SUL - Tragédias coletivas

 Tal quadro contrastante faz lembrar o estudo de JOSUÉ DE CASTRO intitulado Geografia da fome, donde se extrai:

As inundações periódicas dos rios, quando vão além de certos limites, as “enchentes grandes”, como são chamadas, representam um dos mais graves fatores de desequilíbrio social da região. Há quem compare seus flagelos com os da seca dos [pg. 69] sertões nordestinos. Flagelados por falta dágua. Flagelados por excesso dágua. “O Nordeste durante as secas e a Amazônia durante as inundações constituem desgraçadamente modelos incontrastáveis no catálogo das grandes tragédias coletivas.”

Nenhum comentário: