Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 28 de outubro de 2023

Transporte de animais vivos: documentário retrata o sofrimento da prática e gera debate




Produção da "Mercy For Animals" conta a história de Elias, um boi que nadou mais de cinco horas para fugir do abate em São Sebastião (SP) e gerou debate na Alesp e na Câmara

POR JÚLIA MOTTA
Escrito em Blogs27/10/2023 · 19:25



Cartaz. Mercy for Animals


Um boi nadou cerca de dez quilômetros, por mais de cinco horas, entre o Porto de São Sebastião até a Praia das Cigarras, em São Paulo, para fugir do abate.

Essa é a história de “Elias, o boi que aprendeu a nadar”, contada em documentário pela ONG Mercy For Animals Brasil, lançado em agosto. O caso aconteceu em 2018 e movimentou moradores e autoridades na defesa pelo fim do transporte de animais vivos.

Após o lançamento, tanto a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) quanto a Câmara de São Sebastião promoveram debates sobre o tema. No dia 5 de setembro, ativistas em defesa dos direitos dos animais realizaram um seminário na Alesp, promovido pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) para discutir a proibição da atividade no Porto de São Sebastião.

Já nesta quinta-feira (26), a Câmara sediou o seminário “O Bem Estar Animal e o Transporte de Cargas Vivas (bois) no Porto de São Sebastião”. As discussões estão gerando polêmica entre os que são a favor do transporte e os ativistas que defendem o fim da crueldade animal.

Elias, o boi que aprendeu a nadar

Em 2018, no Porto de São Sebastião, pescadores avistaram um boi nadando. Elias, como foi apelidado, havia atravessado cerca de 10km para fugir do abate no terceiro município que mais exporta animais vivos por ano, cerca de 33 mil.

Esses animais são transportados em navios com duas vezes mais chances de naufragar e idade média de 30 anos de uso. Além do estresse causado pelos longos trajetos, os animais ficam confinados em espaços pequenos entre as próprias fezes, urina e vômito, e alguns morrem pelo caminho devido a doenças respiratórias.

O transporte de animais vivos também gera prejuízo para o turismo local, já que o município fica infestado pelo cheiro dos caminhões.

Todas essas informações são expostas no documentário “Elias, o boi que aprendeu a nadar”, com narração da atriz Laila Zaid e relato de moradores locais, ativistas, políticos e especialistas. 
A produção está disponível gratuitamente no YouTube da Mercy For Animals.

Nenhum comentário: