Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 22 de março de 2023

Sobre a DENGUE

- McKENZIE FUNK - Caiu do céu/O promissor negócio do aquecimento global - Edit. Três Estrelas/SP/2016, p. 271: 

A urbanização, o comércio globalizado e o aumento das viagens aéreas também ajudaram a tornar a dengue uma epidemia global, 3 mil vezes mais prevalente do que a da década de 1960: todo ano, cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas e 22 mil morrem em mais de 100 países.

O Aedes gosta de calor e prefere os seres humanos a qualquer outro animal. é atraído pelo CO2 que exalamos ao respirar; e seu alcance potencial se amplia, na opinião de muitos cientistas, com cada tonelada de CO2, emitida por nossas indústrias.

O Aedes aegypti originou-se na África, e o Aedes albopictus, que também pode transmitir a dengue, é da Ásia. 

Uma ou ambas as espécies podem ser encontradas em 28 estados norte-americanos, principalmente na Flórida. (...) 

Em sua forma mais branda, a doença causa dores de cabeça, febres, irritações na pele, sangramentos nas gengivas e intensas dores musculares e nas juntas. 

Sua forma mais grave, conhecida como dengue hemorrágica, provoca sangramentos no nariz, manchas roxas na pele e pode levar à morte.

Nenhum comentário: