A Comissão para Controle Estatal, Uso e Proteção de Monumentos de História e Cultura de São Petersburgo preparou emendas à lei municipal sobre limites das zonas de proteção do patrimônio cultural e regimes de uso de terrenos.
Em particular, o documento destaca que em São Petersburgo existem "construções dissonantes", ou seja, alguns edifícios "não-históricos" (recentes e sem valor histórico e cultural) localizados no casco histórico, cujos parâmetros e/ou concepção arquitetônica não correspondem às caraterísticas do entorno histórico.
As emendas preveem medidas destinadas a eliminar o efeito dissonante dos "erros de planejamento urbano".
Além de demolir construções dissonantes, os autores das emendas propõem alterar proporções e altura de tais edifícios, eliminar certos elementos arquitetônicos discordantes com o entorno histórico (cúpulas, claraboias, etc.). Segundo eles, as obras correspondentes aos valores e gostos artísticos da época atual deverão ser edificadas apenas nas áreas de feições urbanísticas ainda não constituídas e em desenvolvimento. Igualmente, eles aconselham remover ou mudar de perfil as empresas industriais que estão localizadas alí.
Fonte: VOZ DA RUSSIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário