Compósitos de carbono substituem concreto armado
© Fickr.com/wbaiv/cc-by-sa 3.0
Empresas aeronáuticas russas utilizam ativamente novos materiais – compósitos de carbono. Líderes mundiais a Boeing e a Airbus também aplicam peças de materiais plásticos reforçados por fibra de carbono em seus aviões. Mas a tecnologia desenvolvida no laboratório da companhia russa Aerokomposit supera muito a aplicada pelos gigantes aeronáuticos mundiais.
O chefe adjunto do Departamento Tecnológico da Aerokomposit, Alexei Ulianov, explica as causas de a companhia optar por compósitos de carbono:
“Este é um elemento de asa fabricado de compósitos de carbono. A peça, diferentemente de uma asa de alumínio, está produzida sem a utilização de elementos de fixação e sem uma montagem adicional. Esta peça pesa apenas 50 kg e não 200 como seu equivalente de alumínio”.
Apesar de sua relativa leveza, este fragmento de asa pode resistir a uma carga de quase 2 mil toneladas. Para além disso, um avião com tais asas alivadas é capaz de voar como um planador. Por esta causa os motores trabalham menos, poupando durante o voo até 40% do combustível. Tal caraterística permite também economizar dinheiro de passageiros.
Um tecido de forma comum transforma-se numa sólida estrutura, capaz de resistir a cargas de muitas toneladas graças a uma tecnologia que por enquanto só existe na Rússia. Tecido cortado e posto em forma adequada se coloca num módulo a vácuo, que se põe num grande forno, ao qual se adiciona um outro componente muito importante – uma resina que liga todas as camadas de tecido e o transforma num material monolítico.
Anton Evdokimov, engenheiro do laboratório experimental da Aerokomposit, expõe alguns outros tipos de fibras de carbono:
“Estas são as últimas amostras de compósitos de carbono, cuja resistência aumentou em quatro vezes. Isso pode ser mostrado com a ajuda de uma máquina de rotura. Fixamos a amostra e a testamos. A amostra resistiu a duas toneladas. O aço resistiria somente a uma carga inferior em quatro vezes”.
Nova tecnologia já esta sendo aplicada com êxito em obras de construção. Por exemplo, compósitos de carbono são adicionados em argamassa. Na cidade de Chelyabinsk, na região dos Urais, são produzidas fitas especiais de fibras de carbono, que se utilizam para a reparação e o reforço de elementos de concreto armado de prédios residenciais.
A esfera da aplicação desta tecnologia na construção é enorme: reparação de coberturas de concreto armado, reforço de apoios de pontes e de estacadas, etc. Os materiais compósitos de carbono são resistentes também ao meio aquático e podem ser utilizados na construção e na manutenção tecnológica de barragens e linhas de comunicação subterrâneas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário