"Na sobredita certidão affirma o mesmo religioso: Que sendo missionário da aldeia de Parauarí, que depois se mudou para lugar de Nogueira, chegara ali hum homem com indios resgatados, entre os quaes vinha hum, que seria de trinta annos de idade, que dizendo-lhe o dito homem, que aquelle indio tinha rabo, e não podendo acredita-lo, o fez despir com o pretexto de tirar tartarugas de hum poço em que se costumão conservar, e então certifica o dito Padre = Que vira sem poder padecer engano algum, que o sobredito indio tinha hum rabo da grossura de hum dedo polegar, e de comprimento de meio palmo, cuberto de couro lízo sem cabellos". - Excerto da obra Diário da viagem...(/Lisboa/1825, p. 55) de FRANCISCO XAVIER RIBEIRO DE SAMPAIO. (português da época)
Perfil
- I.A.S.
- Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário