Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 2 de fevereiro de 2020

"INCHAR FREAMA"


- Antigamente tinha-se o péssimo costume de encher de vento os animais e aves, que se expunham à venda, para deste modo impor aos símplices, que se persuadiam da gordura, esta artificiosa inchação; costume que até hoje se acha nas galinheiras de Lisboa, vendendo por galinhas gordas as infladas.

VITERBO - Elucidário…(Impresso em MCCCLXV)
 - Hoje colocam as galinhas já mortas para gelar junto com água, vendendo gelo a peso  de carne, também.

Quanto ao gado bovino, alguns  safados costumam ministrar-lhe muito sal, para que beba bastante água, antes de pesá-lo, no ato da venda.

Ou seja: mudou o artifício desonesto, mas a índole de certos comerciantes não. Até piorou, porque o ar quase não pesava, mas o gelo...

Nenhum comentário: